Após deixar equipes de resgate e donativos na Turquia, o KC-30 retornou ao Brasil com brasileiros e estrangeiros e conclui com sucesso sua primeira missão humanitária
A Força Aérea Brasileira cumpriu a missão de transporte de equipes de resgate e donativos para a Turquia, em apoio humanitário às vitímas dos fortes terremotos que atingiram a região. O "KC-30" pousou na capital Ancara, dia 9 de fevereiro, realizando assim sua primiera missão internacional humanitária.
O voo que partiu de São Paulo durou 12 horas e tinha como destino a cidade turca de Adana, mas devido ao intenso movimeto no aeroporto o avião foi alternado para Ancara. A carga e as equipes seguiram para seu destino final em um C-130 da força aérea da Turquia.
Missão cumprida! FAB transporta pessoal e carga em ajuda humanitária à Turquia.
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) February 11, 2023
Viagem, que durou mais de 12 horas sem parada, ajudou a transportar equipe de resgate e material emergencial de apoio à região. Saiba mais: https://t.co/eG2TbNYZqu@DefesaGovBr@ItamaratyGovBrpic.twitter.com/9zRL0XZt2S
Além das equipes de resgates, compostas por militares do Corpo de Bombeiros, de Oficiais médicos, e da Defesa Civil, o "KC-30" transportou cerca de dez toneladas de equipamentos, medicamentos, kits de emergência e cães farejadores.
“A expectativa é de que tenha bastante trabalho, e a gente fique nessa função relacionada à saúde, mas não somente a saúde relacionada ao trauma ou à situação das pessoas envolvidas, mas também à segurança da própria equipe brasileira que tá (sic) indo ajudar, de modo que a gente tenha uma equipe que possa dar segurança caso um de nós também se machuque", disse Fabiana Maria Ajjar, capitão médica da Polícia Militar de São Paulo.
No sábado (11), o "KC-30" retornou ao Brasil com dezessete pessoas, sendo nove brasileiros e oito estrangeiros. O voo, considerado um dos mais longos sem escalas já feitos pela FAB, durou quinze horas e ligou a capital turca ao Rio de Janeiro.
Ao todo a FAB adquiriu as dois Airbus A330-200, através de um acordo firmado com a Azul Linhas Aéreas que foi responsável pela venda das aeronaves usadas, para serem futuramente convertidos para função de reabastecedores em voo.
Embora sejam chamado pela FAB de KC-30, nenhum dos dois aviões tem capacidade de realizar missões de reabastecimento em voo ou transporte logístico padrão militar. Por ora, os dois aviões seguem como C-30, designação militar para aviões destinados as missões de transporte.
A capacidade de reabastecer outras aeronaves em voo ocorrerá apenas após um processo de modificação para o padrão MRTT. Este trabalho deverá ser feito na unidade da Airbus, na Espanha, e deverá durar cerca de 18 meses. Ainda assim, não existe nenhuma previsão de quando o serviço será realizado.
A conversão dependerá de uma futura licitação internacional, que ainda não tem prazo para ocorrer. Assim que concluído, o avião de fato poderá cumprir missões de reabastecimento em voo, o que é caracterizado pela letra "K", bem como é previsto que poderá até mesmo realizar voos como UTI Aérea, através de um kit especial adquirido a parte, entre outros.
Por André Magalhães
Publicado em 12/02/2023, às 12h45
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