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Êxito na missão

KC-30 da FAB conclui sua primeira missão humanitária internacional

Após deixar equipes de resgate e donativos na Turquia, o KC-30 retornou ao Brasil com brasileiros e estrangeiros e conclui com sucesso sua primeira missão humanitária


Força Aérea opera duas aeronaves C-30 por meio do Esquadrão Corsário, no Rio de Janeiro - FAB
Força Aérea opera duas aeronaves C-30 por meio do Esquadrão Corsário, no Rio de Janeiro - FAB

A Força Aérea Brasileira cumpriu a missão de transporte de equipes de resgate e donativos para a Turquia, em apoio humanitário às vitímas dos fortes terremotos que atingiram a região. O "KC-30" pousou na capital Ancara, dia 9 de fevereiro, realizando assim sua primiera missão internacional humanitária.

O voo que partiu de São Paulo durou 12 horas e tinha como destino a cidade turca de Adana, mas devido ao intenso movimeto no aeroporto o avião foi alternado para Ancara. A carga e as equipes seguiram para seu destino final em um C-130 da força aérea da Turquia.

Além das equipes de resgates, compostas por militares do Corpo de Bombeiros, de Oficiais médicos, e da Defesa Civil, o "KC-30" transportou cerca de dez toneladas de equipamentos, medicamentos, kits de emergência e cães farejadores.

“A expectativa é de que tenha bastante trabalho, e a gente fique nessa função relacionada à saúde, mas não somente a saúde relacionada ao trauma ou à situação das pessoas envolvidas, mas também à segurança da própria equipe brasileira que tá (sic) indo ajudar, de modo que a gente tenha uma equipe que possa dar segurança caso um de nós também se machuque", disse Fabiana Maria Ajjar, capitão médica da Polícia Militar de São Paulo.

Repatriação

No sábado (11), o "KC-30" retornou ao Brasil com dezessete pessoas, sendo nove brasileiros e oito estrangeiros. O voo, considerado um dos mais longos sem escalas já feitos pela FAB, durou quinze horas e ligou a capital turca ao Rio de Janeiro.

Saiba Mais...

Ao todo a FAB adquiriu as dois Airbus A330-200, através de um acordo firmado com a Azul Linhas Aéreas que foi responsável pela venda das aeronaves usadas, para serem futuramente convertidos para função de reabastecedores em voo.

Embora sejam chamado pela FAB de KC-30, nenhum dos dois aviões tem capacidade de realizar missões de reabastecimento em voo ou transporte logístico padrão militar. Por ora, os dois aviões seguem como C-30, designação militar para aviões destinados as missões de transporte.

A capacidade de reabastecer outras aeronaves em voo ocorrerá apenas após um processo de modificação para o padrão MRTT. Este trabalho deverá ser feito na unidade da Airbus, na Espanha, e deverá durar cerca de 18 meses. Ainda assim, não existe nenhuma previsão de quando o serviço será realizado.

A conversão dependerá de uma futura licitação internacional, que ainda não tem prazo para ocorrer. Assim que concluído, o avião de fato poderá cumprir missões de reabastecimento em voo, o que é caracterizado pela letra "K", bem como é previsto que poderá até mesmo realizar voos como UTI Aérea, através de um kit especial adquirido a parte, entre outros.

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Por André Magalhães
Publicado em 12/02/2023, às 12h45


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