Um jato Premier I sofreu um grave acidente segundos antes do pouso no aeroporto de Subang Skypark, na Malásia
Um Beechcraft Premier I sofreu hoje (17), um grave acidente durante o pouso em Kuala Lumpur, na Malásia. O avião, com oito pessoas a bordo, se aproximava do aeroporto Subang Skypark quando colidiu com o solo.
O jato estava cruzando a rodovia Jalan Kampung Nary Subang, ao lado do aeroporto, quando colidiu com o solo e atingiu um carro, momentos antes de chegar à cabeceira 15.
Por ora, as autoridades malaias não confirmaram a situação dos ocupantes, embora a imprensa do país afirme que são dez vítimas fatais, incluindo dois ocupantes do automóvel. A bordo do avião estavam dois pilotos e seis passageiros.
O Premier I era operado pela Jetvalet e havia decolado do aeroporto internacional de Langkawi, ilha localizada a noroeste de Kuala Lumpur, às 14h08 para um voo de pouco mais de trinta minutos. Por volta das 14h51 o controle aéreo do aeroporto de Subang Skypark reportou ter avistado fumaça nas proximidades da cabeceira 15, denunciando a queda do jato.
Dramatic pictures of the moment of the air crash in #Malaysia Thursday afternoon. It was a Beechcraft Model 390 aircraft with 6 passengers and 2 flight crew members on board. It had crashed near Elmina, Shah Alam, Selangor, Malaysia. #AirCrashpic.twitter.com/3EvOWfN7p9
— Media Warrior (@MediaWarriorY) August 17, 2023
Segundo a Autoridade de Aviação Civil da Malásia (CAAM, na sigla em inglês) não houve nenhum reporte de emergência ou pedido de ajuda pelo rádio, com o avião se aproximando normalmente para o pouso.
As autoridades aeronáuticas e policiais iniciaram a investigação do acidente, mas não existe prazo para emissão de relatório preliminar.
O aeroporto de Subang Skypark, oficialmente aeroporto Sultan Abdul Aziz Shah, é um terminal regional na região metropolitana de Kuala Lumpur, tendo sido o principal da Malásia entre 1965 e 1998. Apenas após a inauguração do atual aeroporto internacional no distrito de Sepang, ao sul do antigo aeroporto, que Subang passou a receber basicamente voos regionais e executivos.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 17/08/2023, às 14h00
+lidas