AERO Magazine
Busca

Chapter 11

Icon Aircraft apresenta estratégia para evitar falência

O fabricante de aviões esportivos Icon Aicraft apresentou uma proposta para tentar sair do processo de falência nos EUA


A Icon continua a produzir e vender o anfíbio A5 e busca uma solução para crise financeira - Divulgação
A Icon continua a produzir e vender o anfíbio A5 e busca uma solução para crise financeira - Divulgação

O fabricante de aviões Icon Aircraft está explorando novas estratégias para superar o recente processo de falência e recuperar sua saúde financeira. A empresa anunciou que escolheu um "stalking horse bidder", um termo do mercado financeiro americano que se refere a um licitante inicial escolhido para fazer a primeira oferta nos ativos de uma companhia falida.

Essa estratégia assegura que qualquer oferta subsequente pelos ativos da empresa endividada não seja inferior à oferta inicial, protegendo assim o valor dos ativos da companhia. No caso da Icon Aircraft, a SG Investment America foi selecionada como o "stalking horse", responsável por estabelecer o preço mínimo na venda dos ativos.

A Icon prevê que o processo de falência se estenda até o final de maio deste ano, período em que outros licitantes poderão apresentar propostas pelos ativos da empresa. Apesar das dificuldades financeiras, a Icon continua a fabricar, vender e oferecer serviços de manutenção de suas aeronaves.

"A escolha de um 'stalking horse bidder' demonstra nosso compromisso em assegurar a viabilidade de longo prazo do nosso negócio. Acreditamos que essa abordagem proativa contribuirá para a confiança de funcionários, parceiros e clientes em nossas operações contínuas, permitindo que a empresa alcance o melhor resultado possível", afirmou Jerry Meyer, CEO da Icon Aircraft.

Saiba mais...

Stalking horse bidder é um termo usado principalmente em contextos de falências e leilões de ativos para descrever uma parte que faz uma oferta inicial para comprar os ativos de uma empresa falida. A oferta é usada como um lance inicial em um leilão de falência, estabelecendo um "piso" ou preço mínimo que outros licitantes interessados devem superar. Esse processo ajuda a evitar que os ativos sejam vendidos por um preço muito baixo.

O stalking horse bidder geralmente negocia termos com o vendedor falido antes do leilão público, e a sua oferta pode incluir incentivos, como taxas de rompimento ou reembolsos de despesas, caso outra oferta maior seja aceita. Isso protege o stalking horse bidder de perder completamente após definir o mercado para um leilão competitivo. A prática visa maximizar o valor dos ativos em benefício dos credores da empresa falida.

Por Micael Rocha
Publicado em 07/05/2024, às 16h00


Mais Notícias