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Hercules STOL


Entre 1981 e 1982, e como parte da Operação Credible Sport II - que tinha como finalidade resgatar os reféns norte-americanos presos no Irã -, surgiu o C-130 Hercules mais estranho já visto. A ideia era produzir uma aeronave suficientemente grande para transportar até 150 pessoas – entre reféns e equipe de resgate – que, após resgatar os prisioneiros, pudesse pousar num campo de futebol (o Amjadien Stadium), localizado em frente à embaixada americana, deixando a bordo os feridos, decolar do campo e levá-los até um porta-aviões. Surgiu assim o Lockheed YCM-130H, um C-130H modificado com 30 foguetes em diferentes conjuntos: oito “ASROC” voltados para a frente (em volta da parte dianteira da fuselagem para parar a aeronave), oito “Shrike” apontados para baixo com o intuito de diminuir a velocidade de descida, (localizados sobre os porões do trem de pouso), oito “MK-56” virados para trás (montados na parte inferior traseira da fuselagem para auxiliar na decolagem), dois “Shrike” em pares em suportes sob as asas (para corrigir a guinada durante a transição da decolagem) e dois “ASROC” montados na parte inferior da cauda (para evitar que ela batesse no chão durante uma decolagem muito violenta). Outras características para pousos e decolagens curtas (STOL, na sigla em inglês) incluíam uma barbatana dorsal e duas ventrais na parte traseira da fuselagem, novos flaps, ailerons maiores e um novo radome, um gancho de frenagem para pousar num porta-aviões e aviônica Combat Talon, incluindo um radar de acompanhamento e alerta de terreno, uma suíte de contramedidas defensivas e um radar Doppler/GPS combinado com sistema de navegação inercial da aeronave. O avião nunca foi usado e hoje está exposto no Museu de Aviação, na Base da Força Aérea Robbins, em Warner Robins, estado americando da Georgia.

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Redação
Publicado em 16/01/2014, às 00h00 - Atualizado em 11/11/2014, às 11h34


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