Guimbal Cabri G2 caiu pela segunda vez enquanto fazia voo de instrução em Minas Gerais
Um helicóptero Guimbal Cabri G2 (PR-EFC) caiu em um centro de distribuição de uma rede de supermercados, na manhã desta segunda-feira (11), em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A bordo, estavam o instrutor e um aluno de uma escola de aviação civil, que é a proprietária da aeronave. Ambos foram levados a um hospital pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero estava em situação regular, porém, ele já havia se envolvido em um outro acidente.
Em setembro de 2016, a aeronave fabricada em 2015 perdeu potência após levantar voo e bateu em uma árvore, caindo em seguida. A bordo, estavam uma instrutora, que foi hospitalizada, e um aluno, que teve apenas escoriações.
Em maio de 2018, o Centro de Proteção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) fez recomendações à Anac. “Atuar junto ao administrador do aeródromo, a Efai - Escola de Aviação Civil Ltda., a fim de que aquela organização reavalie as condições de segurança relativas às operações noturnas realizadas a partir do heliponto SNHN, tendo em vista a existência de obstáculos nas proximidades e de um único eixo de decolagem e aproximação".
Além disso, o Cenipa recomendou “atuar junto à Efai - Escola de Aviação Civil Ltda., a fim de reavaliar a adequabilidade do Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional (Mgso) daquele operador, sobretudo no que diz respeito aos processos de gerenciamento do risco adotados em razão da presença de obstáculos nas proximidades do heliponto, localizado na sede da empresa, SNHN”.
O Guimbal Gapri G2 foi lançado na década de 1990, mas somente fez o primeiro voo em março de 2005. Nos últimos cinco anos, pelo menos seis pessoas morreram em acidentes com este modelo.
Na última quarta-feira (6), o AERO Magazine mostrou um avião que estava em operação em companhia aérea africana e que se envolveu em uma ocorrência grave pela quarta vez em 20 anos.
Marcel Cardoso
Publicado em 11/04/2022, às 17h45
+lidas