AERO Magazine
Busca

Recursos aprimorados

Helicóptero AW139 recebe novo recurso de pouso automático

Leonardo aprimora sistema de aviônicos e amplia capacidade de operação da aeronave em condições extremas


Helicóptero pode pousar de forma autônoma mesmo em helipontos instalados em plataformas de petróleo e gás

O fabricante italiano Leonardo lançou um pacote de novos aprimoramentos voltados para o helicóptero AW139, já com as certificações da EASA obtidas para a suíte Honeywell Primus Epic com o software Phase 8 e o kit opcional EGPWS (Enhanced Group Proximity Warning System) com modo offshore.

A versão do software da Fase 8 marca a introdução de um avançado Sistema de Visão Sintética (SVS) especificamente adaptado para aplicações de helicópteros, mapas 2D aprimorados e carregamentos de dados sem fio, oferecendo recursos adicionais para qualquer clima e eficácia da missão para voos comerciais e governamentais.

Com os novos recursos será possível aumentar a consciência situacional da tripulação e reduzir a carga de trabalho durante as operações noturnas ou condições de baixa visibilidade. O SVS auxilia durante a navegação e pouso, mesmo em terrenos desafiadores, plataformas de petróleo e outros cenários exigentes, o que é realizado através da apresentação 3D do cenário externo, incluindo terrenos circundantes, obstáculos, pistas e helipontos.

O Honeywell Primus Epic Phase 8 dispõe ainda de conectividade sem fio incorporada, fornecendo acesso de dados em alta velocidade para transferência de planos de voo e coleta de dados de manutenção da aeronave. Além disso, a funcionalidade Custom Approach oferece a capacidade de projetar, definir e executar um pouso automático para qualquer local definido pelo usuário, incluindo helipontos instalados em plataformas de petróleo.

A Leonardo também destaca o novo EGPWS -036, que aprimora as navegações para operações offshore com o HTAWS (Sistema de Alerta e Alerta de Terrenos em Helicóptero), oferecendo para os pilotos maior margem e notificações para alertar sobre uma possível rota de colisão, se tornando um facilitador essencial para reconhecer e responder a condições inseguras.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 20/07/2020, às 13h00 - Atualizado às 13h23


Mais Notícias