AERO Magazine
Busca

Europa-Brasil

Grupo Air France-KLM vai ampliar total de voos para o Brasil

Expectativa é adicionar novo voo para São Paulo e ter seis frequências semanais para o Rio de Janeiro


Boeing 787 da KLM

KLM voará com o Boeing 787 e o 767 para o Rio de Janeiro

O grupo Air France-KLM anunciou que está próxima de atingir os mesmos números do pré-pandemia nos voos de São Paulo e Rio de Janeiro para Europa. O mercado brasileiro atualmente está entre os com mais operações do grupo Air France-KLM fora da Europa.

O marco da retomada será a introdução da segunda ligação diária da Air France na capital paulista com destino a Paris três vezes por semana. Atualmente a companhia oferece um voo por dia na cidade, ante dois diários  antes da crise sanitária.

A KLM, por sua vez, já voltou a operar voar diariamente para São Paulo, com os sete voos semanais existentes até o início de 2020.

As ligações adicionais da Air France em São Paulo serão operadas às terças, sextas-feiras e aos domingos a partir de fevereiro, utilizando os Boeing 777-200ER, de 280 assentos. A adição dos voos permitirá ampliar a capacidade atual na rota, de 2,2 mil assentos por semana para cerca de três mil. Os voos diários continuaram utilizando os o Airbus A350-900, de 324 assentos.

A KLM, por sua vez, opera seu voo diário na capital paulista com um Boeing 777-300ER com 408 assentos. Semanalmente, a companhia aérea holandesa transporta quase três mil clientes para seu hub em Amsterdã a partir de São Paulo.

No Rio de Janeiro as duas empresas vão estrear a sexta ligação semanal para Paris e Amsterdã, com a Air France adicionando o voo a partir de fevereiro e a KLM em maio. Antes da pandemia, a Air France tinha dez voos semanais na capital fluminense, e a KLM, uma frequência diária.

Por ser apenas a adição de frequência semanal, no Rio de Janeiro o novo voo da Air France, a partir de fevereiro, será operado pelo Boeing 777-300ER, para até 381 passageiros. C companhia chegará a uma oferta de 2,2 mil assentos por semana. A KLM, por sua vez, operará seus seis voos no Rio com aeronaves mistas, utilizando os Boeing 787 Dreamliner, de 294 assentos, e Boeing 777-200, com 320 lugares.

A expectativa é que a partir de maio do ano que vem o grupo Air France-KLM tenha 32 voos semanais para o Brasil, ante as atuais 27 ligações com a França e a Holanda. Ainda assim, o resultado será inferior aos números antes da pandemia, quando eram 44 voos por semana. No início deste ano, a companhia operava 23 frequências.

"Esta importante notícia reafirma o compromisso e a confiança da companhia no país, e vem em linha com os números de demanda que temos observado nos últimos meses. O mercado brasileiro é, hoje, um dos que mais contam com operações do grupo Air France-KLM fora da Europa”, destaca Manuel Flahault, diretor geral do grupo Air France-KLM na América do Sul.

Entre os motivos da confiança no mercado nacional está o bom ritmo da vacinação, que atingiu grande parte da população adulta, superando em proporção diversos países da Europa e até mesmo os Estados Unidos.

“O avanço da vacinação e os cuidados implementados a bordo permitem que esse passo seja dado, enquanto continuamos monitorando a situação da pandemia no mundo, cada vez mais confiantes e sólidos em nossa retomada", completou Flahault.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 10/12/2021, às 17h00 - Atualizado às 18h08


Mais Notícias