AERO Magazine
Busca

Mais um treinamento na Europa

Grécia sedia exercício com caças da Otan durante conflito na Ucrânia

Exercício aéreo com caças fortalece aliança da Otan e deixa recado para a Rússia


Exercício reúne em um só lugar diferentes modelos de aeronaves de combate - NATO
Exercício reúne em um só lugar diferentes modelos de aeronaves de combate - NATO

Caças de forças aliadas da aliança militar da Otan estão reunidos na base aérea grega de Andravida, onde participam do exercício aéreo Iniochos, que começou no dia 28 de março e vai até o dia 8 de abril.

Estão presentes no exercício a aeronaves dos Estados Unidos, França, Itália, Eslovênia, Israel, Chipre e a anfitriã Grécia. Os voos acontecem em regiões da Grécia e do Mar Mediterrâneo.

“Durante 10 dias, a Grécia atrairá o interesse global da aviação militar ao realizar um dos exercícios mais exigentes, o Iniochos 22, que combinado com o exercício multinacional de Operações Especiais Orion-22 envia uma forte mensagem de dissuasão”, Konstantinos Floros, Chefe do Estado-Maior da Defesa Nacional Helénica (Grécia).

O Iniochos acontece de forma anual e reúne alguns países da aliança militar para melhorar as capacidades de cada força e os trabalhos em conjunto, que são um dos pilares da Otan.

Além deste exercícios, outros dois estão acontecendo na Europa, o Frisian Flag na Holanda e o Core 22 na fria Noruega, este último reúne 200 aeronaves e 30.000 soldados.

Ambos os treinamentos aéreos acontecem durante o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Estas ações da Otan servem para deixar um claro recado que os países membros são unidos e preparados.

Vale ressaltar que as forças da Otan não vão entrar no país, pois Kiev não faz parte da organização militar.

Porém, caso a Rússia avance contra uma nação membra, o artigo 5º será colocado em prática. Tal diretriz diz que “Qualquer ataque a um membro é um ataque a todos”. Isso iria escalar a guerra ainda mais e iria envolver diretamente as forças da organização (com os EUA liderando) e a Rússia, sendo que de ambos os lados existem armas nucleares.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 04/04/2022, às 09h25


Mais Notícias