Para a Alemanha ter acesso aos 35 caças F-35A, falta apenas o aval do Congresso dos EUA
O Departamento de Estado dos Estados Unidos (DoS) aprovou a venda de 35 caças de quinta geração Lockheed Martin F-35A para a Alemanha, por um custo estimado em US$ 8,4 bilhões (R$ 43,4 bilhões).
A informação foi divulgada pela agência Reuters. Para que haja a confirmação efetiva da venda, é necessária a aprovação do Congresso norte-americano. A Agência de Cooperação de Segurança de Defesa já fez a notificação de intenção de venda.
Mesmo antes disto acontecer, foi revelado qual possível base aérea alemã receberia os caças furtivos. Trata-se da Büchel, na região de Eifel, que abriga os caças Panavia Tornado, que serão substituídos.
A escolha pelo moderno caça norte-ameircano tem uma razão principal: o avião deverá ter capacidade de de levar armas nucleares, algo cumprido pelos F-35A. O caça de quinta geração da Lockheed Martin está em processo avançado de receber certificação para o uso de bombas B-61, que podem conter ogivas atômicas.
A questão dos F-35 não é a única discussão na Alemanha. A aquisção de 34 caças F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler (versão para guerra eletrônica) também depende de aprovação oficial.
Por André Magalhães
Publicado em 29/07/2022, às 08h45
+lidas