AERO Magazine
Busca

Separação selvagem

Gansos selvagens devem moldar controle de tráfego aéreo na Europa

Modelo de voo das aves está sendo estudado pela Airbus para melhorar o consumo de combustível dos aviões


Modelo de voo dos pássaros poderá ser base do novo gerenciamento do espaço aéreo na Europa

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

A Airbus acaba de lançar uma nova tecnologia inspirada em voos de formação por gansos selvagens, visando economizar o consumo de combustível em até 10%.

Um acordo foi formalizado com as companhias aéreas FrechBee e SAS, bem como os provedores de serviços de navegação aérea DSNA (França), NATS (Reino Unido) e Eurocontrol (Comunidade europeia) para demonstrar a viabilidade operacional do projeto denominado fello'fly.

O programa é baseado no chamado Wake Energy Retrieval (WER), que replica o comportamento dos pássaros que voam em formação para reduzir o consumo de energia. A técnica consiste em uma aeronave seguidora recuperando a energia perdida ao voar na corrente de ar por uma esteira do líder, podendo reduzir o consumo de combustível entre 5% e 10% por viagem.

A Airbus deverá liderar, com seus parceiros, o desenvolvimento de um conceito de operações seguras e realista (CONOSPS, na sigla em inglês) para moldar os regulamentos operacionais futuros para a nova modalidade de voo. Os primeiros voos de testes devem ocorrer ainda em 2020, usando dois Airbus A350. Os ensaios deverão ocorrer até 2021, fase em que o acordo utilizará apenas o espaço aéreo oceânico para coleta de dados.

O objetivo é aproveitar o modelo de voo dos pássaros, criando uma nova separação no espaço aéreo, com aeronaves utilizando melhor os recursos aerodinâmicos. Com a nova tecnologia a Airbus esperar causar um impacto significativo na redução de emissões para indústria da aviação, contribuindo diretamente para as metas de crescimento sustentável do setor.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 10/09/2020, às 15h00 - Atualizado às 15h35


Mais Notícias