AERO Magazine
Busca

Serviço completo

Equipe de Fórmula 1 utiliza conceitos de engenharia aeronáutica em seus carros

Italiana AlphaTauri conta com apoio da Honda para fornecimento de motores, tecnologia e do avião oficial


HondaJet ostentas as cores da equipe de Fórmula 1 AlphaTauri 

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Recentemente a equipe de Fórmula 1 Scuderia AlphaTauri passou a voar com um HondaJet Elite, completando o apoio da Honda Motor Company, a escuderia italiana. Porém, o que poucos imaginam é que a divisão aeronáutica do fabricante japonês e os times da Red Bull no famoso campeonato de automobilismo possuem uma relação bastante próxima em engenharia.

Os engenheiros da Honda Aircraft que atuam no desenvolvimento dos motores, especialmente das turbinas, colaboraram nas melhorias do turbocompressor na última atualização do motor Spec ,  utilizado no carro da Red Bull que disputa o atual campeonato da Fórmula 1.

Em termos conceituais a turbina de um motor aeronáutico e um turbocompressor usado em um veículo de corrida são próximos, exigindo a mesma base da calculo e de precisão. Além disso, tanto o avião quanto o carro compartilham outras semelhanças de engenharia, como aerodinâmica avançada, uso extensivo no uso de compósitos de carbono em sua estrutura principal e máxima eficiência de combustível.

O novo HondaJet Elite apresenta alguns avanços aerodinâmicos como o suporte de motor sobre as asas, chamadode Over-The-Wing e a fuselagem que faz amplo uso do fluxo laminar (Natural Laminar Flow). O design reduziu o ruído da cabine, minimizando ainda o ruído do solo e melhorando a eficiência da aeronave em todas as fases do voo. O conceito avançado da aviação tem aplicação prática na Fórmula 1, que possui diversos parceiros no setor aeroespacial.

Saiba mais...

A Honda é a fornecedora dos motores que impulsionam os carros da AlphaTauri na Fórmula 1 e agora também apoia a escuderia com um avião, recentemente entregue. A aeronave ostenta as cores básicas da AlphaTaur, incluindo o touro símbolo do grupo Red Bull.

O HondaJet Elite foi entregue na sede da Rheinland Air Service (RAS), no aeroporto de Mönchengladbach, na Alemanha. A empresa alemã, distribuidor exclusivo HondaJet no mercado europeu, bem como um centro de serviço autorizado pela EASA e FAA. Além disso, a companhia forneceu o treinamento para os pilotos do Flying Bulls, que vão operar o avião.

“Foi um momento emocionante assistir os Flying Bulls darem as boas-vindas às suas aeronaves com pintura personalizada”, disse Johannes Graf von Schaesberg, CEO da RAS.

Destaque dos motores montados sobre as asas do HondaJet, ao contrário dos demais aviões da categoria que os motores são fixos na fuselagem

O HondaJet na sequencia voou para o famoso Hangar-7 da Red Bull, em Salzburgo, Áustria, que abriga uma das maiores coleções de aviões e helicópteros da Europa.

“Temos o prazer de receber um novo membro da frota dos Flying Bulls, com o HondaJet HA-420 Elite”, afirmou um porta-voz da Red Bull durante a entrega oficial na sede da RAS. “Isso marca mais um passo na grande cooperação entre a Honda e a Red Bull”.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 09/09/2020, às 16h00 - Atualizado às 18h01


Mais Notícias