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"Novo" Concorde

Futuro avião supersônico civil terá aviônicos da Honeywell

A Boom Supersonic fechou um acordo com a Honeywell para a suíte de aviônicos Anthem para seu futuro avião supersônico


Plataforma de aviônicos Anthem é a mais recente suíte criada pela Hoeywell e poderá ser empregado em aviões comerciais e executivos - Honeywell
Plataforma de aviônicos Anthem é a mais recente suíte criada pela Hoeywell e poderá ser empregado em aviões comerciais e executivos - Honeywell

A Boom Supersonic, que trabalha no desenvolvimento do Overture, um avião comercial supersônico para até 80 passageiros, segue buscando novas parcerias estratégicas. Recentemente a empresa confirmou a escolha da suíte de aviônicos Anthem, da Honeywell, que agrega uma série de funções avançadas e pode ser amplamente personalizada para cada aplicação.

Ainda que o Overture esteja em fase avançada de desenvolvimento, as imagens divulgadas de mock-up digitais, exigem o cockpit com a suíte Anthem, com três displays com interface sensível ao toque. Além disso, também deverá ser instalado o Anthem Mission Manager, que gerencia todos os eventos previstos no voo e o tempo restante para cada um deles. O sistema permite coordenar de forma mais eficiente fases como voo de cruzeiro, descida, aproximação, entre outros.

O acordo firmado entre a Boom e a Honeywell prevê, além da suíte de aviônicos do avião, o fornecimento de tecnologia para uso no simulador de voo.

“Durante décadas a Honeywell tem apoiado programas de aeronaves que constroem o futuro da aviação”, comentou Vipul Gupta, presidente de soluções eletrônicas da Honeywell Aerospace. “Estamos ansiosos por fazer parceria com a Boom para inaugurar uma nova geração de viagens supersônicas”.

Overture
Overture obteve o compromisso de compra da American Airlines, United Airlines e Japan Airlines

O primeiro voo da suíte Anthem ocorreu em maio, quando foi instalado em um turboélice Pilatus PC-12, usado pela Honeywell como laboratório de ensaios em voo. A previsão é que o sistema esteja certificado nos próximos meses.

Já o Overture ainda depende de uma série de questões, como a validação do seu projeto aerodinâmico, que promete reduzir o estrondo sônico, assim como a definição do motor. A expectativa é que o primeiro voo ocorra em meados de 2027.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/12/2023, às 12h00


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