AERO Magazine
Busca

Em meio à desconfiança do mercado

Ex-engenheiro da Boeing vai desenvolver motores de avião supersônico

Scott Powell, ex-engenheiro da Boeing, terá a missão de desenvolver o sistema de propulsão do Overture


O anúncio veio meses após fabricantes de motores desconfiarem se há mercado para a aviação supersônica - Boom Supersonic/Divulgação
O anúncio veio meses após fabricantes de motores desconfiarem se há mercado para a aviação supersônica - Boom Supersonic/Divulgação

A Boom Supersonic anunciou, na última terça-feira (15), a contratação de Scott Powell, ex-engenheiro da Boeing, para desenvolver os motores do Overture, seu novo avião supersônico.

Powell passou 38 anos no fabricante norte-americano. Ele participou do projeto do sistema de propulsão do 787 Dreamliner, além de gerenciar equipes da mesma função para o KC-46 Tanker e o Joint Strike Fighter. Seu último trabalho foi como líder da equipe do Produto Integrado de Propulsão (IPT) para o programa de substituição de motor comercial B-52J.

O desenvolvimento do sistema de propulsão Symphony foi anunciado em dezembro de 2022. Segundo o fabricante, o motor sob medida foi projetado para oferecer 25% a mais de tempo de voo e 10% de economia de custos operacionais às companhias aéreas.

Estou inspirado pelo progresso considerável já alcançado com o Symphony e estou ansioso para trabalhar com a equipe no sistema de propulsão que impulsionará o futuro das viagens supersônicas sustentáveis”, disse Scott Powell.

Em outubro de 2022, AERO Magazine informou que o Overture estava enfrentando resistência de fabricantes de motores para que o projeto, que já tem ao menos 30 pedidos feitos pela United Airlines e American Airlines, possa ir adiante. Na ocasião, Gaël Méheust, presidente e CEO da CFM International, disse, em um evento na Argentina, que não há mercado para este tipo de avião.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 18/08/2023, às 10h09


Mais Notícias