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Efeito MAX

Funcionários de fabricantes aeronáuticos terão proteção para denunciar falhas

FAA cria novas regras para proteger funcionários de fabricantes aeronáuticos em caso de denuncia de falhas


Falhas na produção do 787 e 737 MAX foram avisadas por funcionários, mas fabricante teria pressionado continuidade de processos - Boeing
Falhas na produção do 787 e 737 MAX foram avisadas por funcionários, mas fabricante teria pressionado continuidade de processos - Boeing

As autoridades dos Estados Unidos deverão ampliar as proteções legais para funcionários de fabricantes e fornecedores do setor aeroespacial visando evitar interferência no caso de reporte de falhas de projeto ou qualidade.

As atuais regras se aplicam aos engenheiros e técnicos designados pela FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, para revisar a segurança de projetos e de metodologias de construção de aeronaves. Com a proteção os funcionários poderão reportar imediatamente a autoridade aeronáutica qualquer inconformidade, inclusive eventuais interferências nos seus respectivos trabalhos.

A medida ocorre dentro da revisão de segurança promovida pela FAA após os graves problemas relacionados ao 737 MAX e na sequência das falhas de qualidade encontradas no processo de construção do 787.

Os funcionários da Boeing e de outros fabricantes receberão proteções adicionais contra a interferência da empresa, podendo enviar relatórios de segurança sem risco de serem punidos internamente. Caso exista quaisquer preocupações sobre uma possível ingerência o funcionário poderá relatar diretamente para a FAA e a qualquer momento.

Segundo a agência Bloomberg, a nova norma foi criada após alguns trabalhadores da Boeing, com a chamada Autorização de Designação da Organização (ODA, na sigla em inglês) da FAA, terem reportado pressão indevida durante o processo de auditoria em andamento.

Além de ampliar as proteções legais, a FAA também vai criar um painel para revisar as práticas de segurança dos fabricantes com programas de ODA. O painel é exigido pelo Congresso dos EUA e será composto por especialistas da NASA, FAA, sindicatos e especialistas independentes.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/09/2022, às 16h50


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