AERO Magazine
Busca

Febre do ouro

Funcionários da Air India são presos contrabandeando ouro

Carga avaliada em 100 mil dólares estava camuflada em dois pacotes com uma pasta metálica


Air India é uma das principais empresas aéreas da Ásia, mas enfrenta uma série de dificuldades há vários anos

Funcionários de uma subsidiária da Air India, a principal empresa aérea indiana, foram presos nos Emirados Árabes contrabandeando aproximadamente 100.000 dólares em ouro (INR 7,3 milhões). O caso digno de cinema envolveu dois funcionários da companhia aérea e um passageiro.

As autoridades da alfândega flagraram o passageiro transportando 1,48 kg de ouro em dois pacotes que continham uma pasta química, que tinha como objetivo camuflar o transporte irregular do mineral.

Os dois pacotes estavam escondidos em um dos lavatórios do avião, supostamente armazenados por funcionários da empresa aérea ainda em Dehli, na Índia. Um dos envolvidos no caso trabalha na Air India SATS, uma joint venture entre a Air India e a Singapore Airport Terminal Services, que fornecem serviços de solo, como manuseio de carga, abastecimento, entre outros.

Com a facilidade de acessar áreas restritas, mesmo que controladas, o homem teria aproveitado uma brecha na segurança para levar os pacotes com ouro até o avião. Porém, os sistemas de verificação de bagagens de mão dos Emirados Árabes são calibrados para analisar uma série de compostos químicos, incluindo a composição do ouro e demais minerais. Um dos envolvidos no esquema de contrabando afirmou que já havia feito o mesmo processo outras três vezes.

A Air India há vários anos passa por dificuldades, com parte da frota impedida de voar por falta de manutenção. A pandemia potencializou os danos financeiros na companhia, que luta para obter uma linha de financiamento para superar a crise.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 25/11/2020, às 14h00 - Atualizado às 15h33


Mais Notícias