AERO Magazine
Busca

Primeiro jato brasileiro

Monumento da FAB presta homenagem ao caça AM-X

Avião é considerado um dos marcos na indústria aeronáutica brasileira


Caça A-1 ganha destaque especial na base aérea de Santa Cruz, onde modelo operou por três décadas

A Força Aérea Brasileira inaugurou mais um monumento com um A-1, o avião de ataque leve desenvolvido em parceria entre a Itália e o Brasil, na década de 1980. A aeronave exposta é uma das recebidas no primeiro lote e que não foram selecionadas para a modernização.

O memorial instalado na Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, homenageia o pequeno avião criado com a participação da Embraer e inaugurou uma nova fase na FAB, que pela primeira vez participou do processo de projeto e construção de uma aeronave a jato.

O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que presidiu duas cerimônias na base aérea de Santa Cruz. A inauguração do monumento e a participação no XXXII Raduno dos Adelphis, este último o encontro que reúne ex-integrantes do Esquadrão Adelphi (1º/16º GAv).

O modelo é conhecido na Europa por AM-X, sigla para Alenia, Aermacchi e Embraer. Na ocasião o consórcio italiano buscava um sócio internacional para o projeto, que foi formalizado com a Embraer. Porém, por questões de marketing foi mantido "X", ao invés da adoção do "E", que geraria a pouco aguerrida sigla AME.

Projetado para substituir os caça-bombardeiros Aeritalia G.91 e os caças F-104 Starfighter, o AM-X surgiu no final dos anos 1970. Com a necessidade de aporte de capital e de recursos humanos, em 1981 o governo italiano celebrou um acordo com o Brasil, permitindo a participação da Embraer no projeto.

Considerado um dos mais importantes programas de desenvolvimento realizados pela Embraer, o AM-X permitiu aos engenheiros brasileiros acesso aos estudos e projetos de aeronaves a jato de alto rendimento. Anos mais tarde o conhecimento seria utilizado no desenvolvimento da família de aviões EMB-145, os primeiros aviões a jato projetados no Brasil.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 24/11/2020, às 15h00 - Atualizado às 16h32


Mais Notícias