AERO Magazine
Busca

Passo importante

França conclui primeiro teste em motor de futuro avançado caça europeu

Futura aeronave de combate é fruto de um desenvolvimento multinacional


O FCAS será um divisor de águas entre os caças já existentes e os do futuro | Foto: Divulgação

A Direção Geral de Armamentos da França (DGA, na sigla em inglês) concluiu o primeiro teste de desenvolvimento do motor que vai equipar o caça de última geração Future Combat Air System (Fcas).

O teste aconteceu no último dia 10 e foi usado um motor M88, derivado do motor utilizado nos caças Rafale, o atual e principal avião de combate francês.

“Esse teste se diferencia pela técnica utilizada, chamada Thermocolor, que requer tinta sensível ao calor; aplicado nas pás das pás da turbina de alta pressão do motor, ele mede a temperatura graças à mudança de cor”, publicou a DGA em nota no site Aero Time.

Apesar da conclusão do primeiro teste ter sido recente, foram necessários cinco anos para o completo desenvolvimento, pesquisa e preparação para esse importante teste.

O Fcas será um caça de sexta geração desenvolvido pela França, Alemanha e Espanha, ambos países já tão em meio aos desenvolvimento deste novo avião que vai traçar o futuro da defesa aérea na Europa.

Paralelamente a este projeto existe o Tempest, um projeto liderado pelos britânicos, com participação da Itália e Suécia, assim como o Facas, o Tempest será um caça de última geração. Uma parceria entre estes ambiciosos projetos europeus também é cogitado.

Mockup do Fcas fo apresnetao pela primeira vez durante o Paris Airshow 2019 | Foto: Divulgação

O cenário da aviação de combate da Europa se divide, basicamente, em dois grandes projetos: o Eurofighter Typhoon, projeto conjunto entre a Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha; e o Dassault Rafale, projeto independente francês. 

Também de forma independente, mas até certo ponto isolado, foi realizado pelos Suecos, que desenvolveram ainda na década de 1980 o programa Gripen, criado pela Saab e que está na segunda geração, com o Gripen E/F.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 13/01/2022, às 17h20 - Atualizado às 18h39


Mais Notícias