AERO Magazine
Busca

Arma secreta

Foto de hangar oferece pistas sobre o futuro bombardeiro invisível dos EUA

Novo B-21 Raider deverá ser ligeiramente menor que os atuais B-2 Spirit


Dimensões do hangar foram baseadas nos elementos ao redor da construção e dão pistas sobre o futuro B-21

A força aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) construiu um hangar especial para o primeiro protótipo do B-21 Raider, o novo bombardeiro invisível que deverá substituir os atuais B-2 Spirit. A instalação foi erguida na base aérea de Ellsworth, no estado da Dakota do Sul, e por suas dimensões permite estimar as dimensões gerais do futuro avião.

Analistas tem apontado que o B-21 será ligeiramente menor que o atual B-2, aproveitando uma série de inovações em materiais e aerodinâmica, permitindo um avião mais compacto sem perder a capacidade de ataque necessária.

A imagem exibida pela USAF traz algumas pistas sobre o tamanho real do hangar. A revista norte-americana Air Force Magazine estimou as dimensões da estrutura baseado na presença de uma caminhonete Ford F-150 ou Chevy Silverado, modelos de grande porte na categoria, assim como das pessoas próximas.

Ambas as pick-ups tem aproximadamente 6 metros de comprimento, enquanto os militares ao lado possuem estatura média de 1,80 metro. O veículo ocupa basicamente uma placa de concreto, o que permite estimar que a largura do hangar é de 45 metros, enquanto a profundidade é de 24 metros. A altura mínima do espaço é de aproximadamente 7 metros.

Considerando que usualmente todo hangar é maior que o avião, analistas apontam que B-21 deverá ter aproximadamente 42 metros de envergadura, por quinze metros de comprimento. Os atuais B-2 contam com 52 metros de envergadura e 21 metros de comprimento.

A previsão é que o B-21 possa ser declarado operacional antes do final da década, oferecendo uma capacidade adicional aos atuais B-2, com custos menores. Porém, existem poucas informações confiáveis e oficiais sobre o futuro bombardeiro, que é considerado um dos programas mais secretos em andamento na USAF.

B-21 será a nova bala de prata do arsenal da força aérea dos Estados Unidos

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/03/2021, às 18h00 - Atualizado às 18h25


Mais Notícias