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Prejuízo no terceiro trimestre

Fornecedora da Boeing reduz metas de entregas da fuselagem do 737 MAX

Spirit AeroSystems reduziu projeção anual de entregas da fuselagem do Boeing 737 MAX


Fuselagens do 737 MAX são produzidas em Wichita, Kansas, Estados Unidos - Divulgação
Fuselagens do 737 MAX são produzidas em Wichita, Kansas, Estados Unidos - Divulgação

A Spirit AeroSystems reduziu hoje (1), sua previsão de entregas anuais da fuselagem do Boeing 737 MAX, em meio aos problemas de qualidade que afetam o ritmo de produção do avião de fuselagem estreita.

Uma das principais fornecedoras aeroespaciais, a Spirit AeroSystems estima entregar entre 345 a 360 fuselagens do Boeing 737 durante o ano inteiro de 2023, frente previsão anterior de 370 a 390 unidades. 

A redução da meta forçou a empresa a aumentar seu consumo de caixa previsto para o ano, de US$ 200 milhões a US$ 250 milhões, para até US$ 325 milhões, enquanto a escassez na cadeia de suprimentos e um novo contrato trabalhista pressionaram a produção.

A Spirit reportou prejuízo de US$ 204 milhões no terceiro trimestre, alta de 60% em relação as perdas de US$ 128 milhões registradas no mesmo período do ano passado.

As receitas totalizaram US$ 1,4 bilhões, crescimento de 13% frente um ano antes. O consumo de caixa da empresa cresceu 86,3% na comparação anual, para US$ 136 milhões.

Boeing e Spirit intensificaram no mês passado o escopo das inspenções na fuselagem do 737 MAX, depois que furos de fixação fora das especificações foram identificados na antepara traseira da aeronave. A falha de qualidade tem afetado as entregas do jato.

A Boeing reduziu na semana passada a metas de entregas anuais do MAX, de 400 a 450 aviões, para 375 a 400 unidades e estima que 70 a 80 novos Dreamliners serão entregues em 2023. 

Para estabilizar o ritmo de produção e aumentar as entregas, as empresas assinaram um acordo que prevê a reestruturação dos contratos do MAX e Dreamliner, além de um aporte financeiro realizado pela Boeing de US$ 100 milhões.

"Nossa prioridade é fortalecer financeiramente a Spirit. A assinatura do memorando de acordo com a Boeing foi um passo importante. Paralelamente, a equipe da Spirit está focada em cumprir os compromissos com nossos clientes, melhorando o desempenho operacional e as conversas comerciais com a Airbus", disse Pat. Shanahan, presidente e CEO da Spirit AeroSystems. 

Por Wesley Lichmann
Publicado em 01/11/2023, às 10h20


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