AERO Magazine
Busca

Curiosidades

Ford Tri-Motor

A curiosa história do Tri-Motor da EAA


Entre 1926 e 1933, a Ford Motor Company produziu 199 Ford Tri-Motor, de diferentes versões. O exemplar preservado, em condições de voo, pela EAA (Experimental Aircraft Association) é um Ford Tri-Motor 4-AT-E. Esta foi a 146º unidade produzida, tendo deixado a linha de montagem em 21 de agosto de 1929 e foi destinada originalmente a Pitcairn Aviation, a divisão de transporte de passageiros da Eastern Air Transport.

Devido a recessão, gerada pela crise da Bolsa de 1929, o modelo foi alugado para a Cubana Airlines, em 1930, onde inaugurou a linha entre Havana e Santiago de Cuba. Por um breve período também serviu como avião presidencial na República Dominicana, até voltar aos EUA, em 1949. Nesse período o modelo já era considerado defasado, especialmente diante das inovações do transporte aéreo do pós-guerra. Ainda assim, acabou recebendo novos motores de 550 hp, substituindo os originais de 450 hp, entre outras modificações.

Ao longo dos anos passou a servir diversas empresas, realizando trabalhos diversos, de pulverização até voos panorâmicos. Inclusive, foi cenário da comédia The Family Jewels. Infelizmente, em 1973, uma tempestade destruiu boa parte da estrutura, sendo o avião vendido a preço de sucata a EAA.

Após um longo e difícil processo de recuperação e restauro, em 1985, a EAA o exibiu pela primeira vez durante o tradicional encontro de Oshkosh. Desde 1991, o NC8407 realiza voos panorâmicos em eventos pelo EUA. Atualmente é o mais antigo Ford Tri-Motor em condições de voo.

Redação
Publicado em 16/05/2014, às 00h00 - Atualizado às 00h40


Mais Curiosidades