Aeronave foi entregue na base aérea de Anápolis e permitirá agilizar a logística operacional e a formação de pilotos
FAB recebe o segundo KC-390 Millennium que permitirá agilizar a logística operacional e a formação de pilotos
A Força Aérea Brasileira recebeu a segunda unidade do KC-390 Millenniun. A aeronave, matrícula FAB 2854, pousou na base de Anápolis, Goiás, por volta das 12h20, acompanhada por militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) e por tripulantes da Embraer.
Os dois primeiros aviões serão operados pelo 1º GTT, grupamento especializado no transporte aéreo na FAB, recém transferido do Rio de Janeiro para Anápolis. A segunda unidade do KC-390 deverá agilizar a logística operacional e a formação de pilotos.
“Hoje estamos recebendo a segunda unidade do KC-390, com duas aeronaves, seremos capazes de agilizarmos o processo de formação dos nossos pilotos e dos nossos mantenedores na operação deste novo equipamento, destacando o incremento da capacidade logística que teremos na força aérea após a ativação e operação das aeronaves KC-390 Millennium recebidas” disse o tenente-coronel aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz.
A primeira unidade do KC-390 Millennium foi recebida pela FAB no dia 04 de setembro, em solenidade com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro e contou com diversas autoridades civis e militares do país.
Além de ser o maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, o C-390 se destaca por ser uma aeronave multimissão, sendo capaz de realizar reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária, combate a incêndios, missões de transporte aéreo logístico e outras funcionalidades, sendo desenvolvido para atender a demanda operacional da FAB. Recentemente o avião foi designado oficialmente pela Embraer como C-390 Millennium, após associação entre a fabricante brasileira e a Boeing para comercialização e suporte ao modelo.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 15/12/2019, às 08h00 - Atualizado em 16/12/2019, às 18h31
+lidas