Aeronave foi entregue em cerimônia realizada na base aérea de Anápolis
A Embraer entregou hoje à FAB o primeiro KC-390, durante cerimônia realizada na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. A aeronave será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), recém deslocado do Rio de Janeiro para Goiás.
O KC-390 deverá substituir gradualmente os veteranos C-130 Hercules, em operação da FAB desde a década de 1960. A expectativa é que o modelo brasileiro possa se tornar um competitivo avião de cargas multimissão no mercado internacional, inclusive podendo substituir grande parte da frota global de Hercules. Outro mercado potencial, embora não confirmado pela Embraer, é voltado para operação civil. Desde o início do programa especula-se o lançamento do C-390, voltado para empresas aéreas cargueiras. A Lockheed Martin apresentou em 2017, o primeiro C-130J civil. A aeroave designada como LM-100J busca atender a operadores civis e forças armadas que não necessitem de uma versão militar, que conta com diversos sistemas dedicados. Algumas forças aéreas utilizam o C-130 apenas como aeronave cargueira, sem foco em sua capacidade tática em combate.
Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o KC-390 começou a ser desenvolvido em 2007, ainda como uma versão derivada da família E-Jet, com o qual originalmente compartilharia asas e estabilizadores, assim como parte dos sistemas. A evolução do projeto levou ao desenvolvimento de uma plataforma completamente nova, capaz de atender a todos requisitos operacionais da FAB e da maioria dos operadores do Hercules.
O programa representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira e um salto operacional para a aviação de transporte da FAB. Em 2014, a FAB assinou pedido firme para 28 aeronaves e suporte logístico inicial. Os aviões são produzidos na fábrica de Gavião Peixoto, em São Paulo. Recentemente a parceria entre a Embraer e a Boeing possibilitou incluir a fabricante norte-americana no sistema de vendas internacionais do KC-390.
O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Anac em 2018, quando atingiu a chamada capacidade inicial de operação (Initial Operational Capability), assegurando, assim, as condições necessárias para o início da operação da aeronave.
“A incorporação do KC-390 na Força Aérea Brasileira é um marco na aviação militar. Sua modernidade trará uma implementação e aperfeiçoamento na doutrina de emprego desse vetor multimissão”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
Como ocorre na maioria dos projetos militares, a campanha de vendas no mercado global ganha impulso após a entrada em serviço no país de origem. A previsão é que nos próximos meses a FAB tenha gerado dados de performance e operação que podem atrair futuros compradores internacionais. Recentemente Portugal confirmou o interesse no avião, se tornando o primeiro cliente além do Brasil a formalizar um pedido.
“A entrada em serviço do KC-390 na FAB representa um marco importante para o programa e certamente aumentará o crescente interesse internacional por essa aeronave, consolidando o caminho para novas vendas”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Com o objetivo de maximizar a disponibilidade operacional da frota de aeronaves KC-390 no cumprimento das respectivas missões, a FAB e a Embraer assinaram um abrangente contrato de suporte e serviços, com vigência de cinco anos. Pelo acordo, a fabricante brasileira ficará responsável pelo suporte logístico e de engenharia, controle de manutenção, reparo de componentes, equipe de apoio para entrada em serviço, fornecimento de materiais e um módulo adicional que inclui análises estruturais, desenvolvimento de boletins de manutenção e pintura de aeronaves, entre outros serviços.
Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 04/09/2019, às 11h00 - Atualizado às 15h44
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