AERO Magazine
Busca

Missões Awacs

Força Aérea dos EUA anuncia aquisição de moderno avião-radar

Aeronave foi desenvolvida originalmente para a real força aérea australiana e cumpre missões de vigilância aérea


Aeronave é derivada do Boeing 737-700 para cumprir missões militares estratégicas - RAAF
Aeronave é derivada do Boeing 737-700 para cumprir missões militares estratégicas - RAAF

A Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) anunciou que vai adquirir algumas aeronaves E-7A Wedgetails, avião destinado as missões Awacs, controle aéreo avançado, para substituir parte da frota dos antigos E-3 Sentry.

O anuncio da Usaf aconteceu nessa terça-feira (26), mas não foi divulgado quantas unidades do Wedgetail serão encomendados.

Contudo, a Usaf planeja aposentar ao menos quinze dos 31 E-3 Sentry, atualmente em serviço, que estão próximos do limite de vida útil planejado pela força aérea. O dado foi divulgado no plano do orçamento fisical para o ano de 2023.

Boeing E-3
Veteranos E-3 Sentry estão se aproximando do limite operacional estipulado pela força aérea dos EUA

O E-7A Wedgetail foi desenvolvido no final dos anos 1990 especialmente para a Real Força Aérea da Austrália, como uma sofisticada plataforma de controle aéreo avançado e vigilância. Seis aeronaves australianas estão em serviço, baseadas em Williamtown, perto de Newcastle.

O avião E-7A utiliza a plataforma do Boeing 737-700 modificada para as missões militares do tipo Awacs, incluindo a instalação do avançado radar Multi-Role Electronically Scanned Array (MESA) da Northrop Grumman. Dados oficiais apontam que a aeronave pode rastrear a longas distâncias múltiplos alvos aéreos e marítimos.

A Usaf não confirmou se apresentará uma proposta para personalização do E-7A, dentro de sua realidade operacional. Contudo, é provável que o modelo norte-americano seja consideravelmente diferente do australiano, inclusive com adição de novos e mais recursos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 27/04/2022, às 08h30


Mais Notícias