AERO Magazine
Busca

Alvo fácil

Avião-radar da Usaf pode ser vulnerável a míssil chinês

Usaf ainda não escolheu aeronave para substituir o E-3 Sentry


A Usaf  têm 31 exemplares do avião Awacs E-3 Sentry | Foto: Divulgação

A Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf), estaria preocupada com a segurança de seu avião de alerta aéreo antecipado (Awacs), o Boeing E-3 Sentry, isso porque, a aeronave seria um alvo fácil para os mísseis chineses PL-15.

Em uma palestra realizada no dia 9 de dezembro, o secretário da Usaf, Frank Kendall, disse que o E-3 seria vulnerável a ser abatido, mas ainda não sabe qual nova aeronave poderia substituir o Sentry.

O E-3 Sentry é um Boeing 707 modificado para missões Awacs, dispõe de um radar na parte superior da fuselagem, que detecta aeronaves inimigas, e fornece precisos detalhes para as aeronaves aliadas. No entanto, é um avião lento e fácil de ser identificado por radares inimigos.

“Um dos problemas que esses tipos de plataforma têm é o alcance cada vez maior de armas de empate para voltar e tentar atacar essas aeronaves”, diz Kendall em nota publicada pelo site Flight Global.

 Acredita-se que os mísseis chineses PL-15 tenham um alcance de aproximadamente 200 km e  podem ser lançados de caças furtivos Chengdu J-20.

Uma solução mais atual para o E-3 Sentry, seria o E-7 Wedgetail, um Boeing 737 NG modificado para missões Awacs, que transporta uma antena na parte de cima da fuselagem, do fabricante Northrop Grumman.

Em 2022, a Usaf poderá tomar a decisão de escolher o E-7 Wedgetail, acreditam executivos da Boeing | Foto: Divulgação

Atualmente a aeronave é operada pela real força aérea britânica, pela força aérea sul-coreana e pela real força aérea da australiana. A Usaf estaria pensando em adquirir a aeronave para ser incorporada à frota, mas até o momento, nenhuma decisão final foi tomada.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 14/12/2021, às 10h25 - Atualizado às 11h57


Mais Notícias