AERO Magazine
Busca

Significativa mudança

Fonte não revelada confirma compra chilena de três E-3D Sentry britânicos

Caso de fato ocorra a encomenda, o Chile poderia modernizar sua aviação de alerta aéreo antecipado


Aposentados E-3D Sentry britânicos serão substituidos pelos modernos Boeing E-7 Wedgetail | Foto: Divulgação

A Força Aérea do Chile (Fach) teria encomendado três aviões-radares E-3D Sentry, da Real Força Aérea Britânica, a informação veio através do conhecido site de defesa Janes.

De acordo com o site, fontes da Fach, que não foram identificadas, afirmaram a encomenda chilena. Entretanto, ainda não houve uma decisão oficial de Santiago.

Nesta semana o UK Defense Journal havia noticiado que o Chile estaria interessado na aeronave utilizada pelos militares ingleses.

Os Sentry cumprem missões de alerta e controle aéreo antecipado e foram aposentados pelo Reino Unido no ano passado. As aeronaves entraram em operação em 1991, substituindo os veteranos Avro Shackleton AEW Mk 2.

O Chile precisa de um novo avião radar, o país sul-americano tem apenas um EC-707 Cóndor, que foi recebido em 1995, sendo um projeto baseado em um clássico Boeing 707 modificado pela Israel Aircraft Industries (IAI). 

Na América do Sul, apenas o Chile e o Brasil operam aeronaves com esta estratégica finalística. A Força Aérea Brasileira opera o E-99, um Embraer ERJ 145 modificado para missões militares deste tipo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 20/01/2022, às 10h45


Mais Notícias