Foi testado o primeiro motor de avião movido a hidrogênio, resultado da parceria entre a Rolls-Royce e a easyJet
O primeiro motor de avião movido a hidrogênio do mundo, desenvolvido pela Rolls-Royce, fez o seu primeiro teste com sucesso, segundo anúncio feito hoje (28).
O teste de solo, em parceria com a low cost britânica easyJet, foi realizado em um demonstrador de conceito inicial, em MoD Boscombe Down, no Reino Unido, usando hidrogênio verde criado pelo vento e pela energia das marés. Segundo o fabricante, é um passo importante para provar que o hidrogênio pode ser um combustível de aviação com zero carbono no futuro e é uma prova fundamental nas estratégias de descarbonização.
Para o experimento, foi usado um motor AE 2100-A convertido. O hidrogênio verde para os testes foi fornecido pela European Marine Energy Centre (Emec), gerado usando energia renovável em sua produção de hidrogênio e instalação de teste de maré. Já está sendo planejado um segundo conjunto de testes, com o intuito de realizar testes de voo a longo prazo.
“O sucesso deste teste de hidrogênio é um marco emocionante. (...) Estamos ultrapassando os limites para descobrir as possibilidades de carbono zero do hidrogênio, o que pode ajudar a remodelar o futuro do voo”, segundo a Diretora de Tecnologia da Rolls-Royce, Grazia Vittadini.
Após a análise desse primeiro teste de conceito em solo, a parceria planeja uma série de outros testes de equipamento que levarão a um teste de solo em escala real de um motor a jato Rolls-Royce Pearl 15.
A parceria entre o fabricante e a easyJet é inspirada na campanha global Race to Zero, apoiada pela ONU, que ambas as empresas assinaram, comprometendo-se a atingir zero emissões de carbono até 2050.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/11/2022, às 09h28
+lidas