AERO Magazine
Busca

Ajustes finais

Motor é instalado no X-59 e primeiro voo será em 2023

X-59 deverá pesquisar a partir de 20223 os voos supersônicos mais silenciosos e motor instalado é derivado do usado no Gripen E


Motor instalado tem semelhanças com os usados no Gripen E - NASA
Motor instalado tem semelhanças com os usados no Gripen E - NASA

A Lockheed Martin divulgou um vídeo da instalação de um motor do X-59, o novo avião de testes voltado para pesquisa de voo supersônico "silencioso".

No vídeo é possível ver a instalação do motor General Electric F414-GE-100, derivado da versão usada no Gripen E. Com o propulsor é esperado que o X-59 atinja uma veleocidade de Mach 1.4 (aproximadamente 1.700 km/h) e altitudes em torno de 55.000 pés (16.500 metros).

“A instalação do motor é o culminar de anos de projeto e planejamento das equipes da NASA, Lockheed Martin e General Electric Aviation”, disse Ray Castner, líder de desempenho e propulsão da NASA para o X-59. 

O primeiro voo do avião está prgramado para ocorrer em 2023, após a finalização da montagens e testes em solo. A Lockheed Martin deverá conduzir vários voos de testes e, por fim, entregar o X-59 para a NASA, que de fato irá conduzir as pesquisas do voo supesônico silencioso.

Os objetivos envolvendo o X-59 são reduzir o estrôndo sônico causado quando se ultrapassa a barreira do som. Este "boom" é um dos maiores entraves do voo acima da velocidade do som, visto que pode causar destruição de janelas em um grande raio sob a aeronave, problemas de saúde, poluição sonona, entre outros. Entre outros motivos o estrôndo sônico foi  um dos motivos para a aposentadoria do Concorde. O avião não podiam voar supersônico sobre o continente.

X-59
Formato da aeronave é um pontos chanves para a redução de ruído- NASA

Voar em velocidade supersônica somente é possível a grandes altitudes e via de regra sobre o oceano. A ideia é justamente não ter efeitos negativos sobre as cidades e campos.

O desenho básico do projeto do X-59 prevê que sua forma que deverá espalhar as ondas de choque, diminuindo bastante o som podendo favorecer um voo mais silencioso.

Caso a pesquisa da NASA e das demais empresas envolvidas obtenha resultados positivos, o estudo pode ajudar a trazer de volta voos supersônicos na aviação comercial.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 18/11/2022, às 09h05


Mais Notícias