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EUA e Europa se uniram para repensar a conectividade da aviação

Reguladores dos EUA e da Europa se uniram em um documento que visa repensar a conectividade da aviação


A proposta mútua visa modernizar e harmonizar a comunicação de dados da aviação até a década de 30 - Divulgação
A proposta mútua visa modernizar e harmonizar a comunicação de dados da aviação até a década de 30 - Divulgação

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos lançaram uma iniciativa de cooperação conjunta para repensar a conectividade da aviação, publicando uma proposta de Livro Branco (white paper) para a modernização e harmonização do cenário de comunicação de dados da aviação até 2035.

A Airbus e a Boeing, como partes interessadas, contribuíram para o estudo, fornecendo insights e informações que permitiram à Easa e à FAA elaborarem a visão apresentada no documento. A conectividade da aviação suporta as várias trocas de dados ar-terra que são essenciais para dar suporte ao gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) seguro e sustentável e operações aéreas eficientes. 

Atualmente, as centrais são suportadas por um conjunto de tecnologias que dependem em grande parte de links de largura de banda limitada, como o datalink de frequência muito alta (VHF) e o Satcom de aviação de primeira geração. Embora essas tecnologias tenham servido bem à comunidade da aviação por décadas, os sistemas atualmente implantados são fragmentados e nem sempre interoperáveis. Segundo as partes, é preciso olhar para o futuro e adequar o sistema aos padrões modernos, utilizando tecnologias como a banda larga. 

Além do desejo de modernização, há uma necessidade premente de a comunidade da aviação convergir para o que devem ser as soluções comuns de amanhã devido à crescente demanda por esses sistemas. Isso se deve ao fato de que os conceitos futuros de gerenciamento de tráfego aéreo, operações aéreas otimizadas e manutenção de aeronaves de última geração dependerão de soluções de conectividade seguras, protegidas e de alta capacidade.

Os principais objetivos do projeto eram que o futuro cenário de conectividade deveria fornecer os níveis de segurança, proteção e desempenho necessários, bem como capacidade suficiente. Outro objetivo era fazer uso eficiente do espectro de largura de banda já atribuído à aviação, sem a necessidade de solicitar largura de banda dedicada adicional.

O white paper descreve uma visão proposta conjuntamente para o futuro cenário de conectividade da aviação, baseada na combinação de soluções específicas para a aviação (VDL Mode 2 e Satcom Performance Class B), que oferecerão segurança e desempenho e soluções comerciais de banda larga. Juntos, eles permitirão alta capacidade e eficiência a um custo menor.

O documento inclui ainda um roteiro para permitir uma transição suave e segura para a nova abordagem. Para apoiar isso, o roteiro aproveita ao máximo as infraestruturas existentes ou já planejadas, de modo a otimizar a divisão da complexidade entre o ar e o solo, ao mesmo tempo em que oferece o desempenho necessário.

A Easa e a FAA disseram estar empenhadas em apoiar a pesquisa no âmbito dos Programas de Pesquisa ATM do Céu Único Europeu (Sesar) e NextGen e, como próximo passo, apoiar a estratégia de transição apresentada no white paper.

O Diretor Executivo da Easa, Patrick Ky, disse: “Pela primeira vez, temos uma visão comum de todas as quatro organizações da força-tarefa, para estabelecer comunicações modernas terra-ar que atenderão aos requisitos do futuro. Este é o primeiro passo para alcançá-lo e é um passo importante”. 

O Administrador Associado Interino da FAA, David Boulter, corroborou: “Os dados e a conectividade estão impulsionando os avanços aeroespaciais e são cruciais para a segurança e a eficiência em todo o mundo. Estamos ansiosos para trabalhar juntos para fazer a transição para uma comunidade de aviação global mais moderna, harmonizada e conectada”.

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Por Marcel Cardoso
Publicado em 17/11/2022, às 07h57


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