Novo jato Falcon 6X está na fase final dos testes em voo para receber certificações da FAA e da Easa
O novo jato da Dassault Aviation, o Falcon 6X, está entrando na fase final de sua campanha de testes de voo de certificação com reguladores europeus e norte-americanos.
No meio do ano, uma das três aeronaves de teste de voo passou por testes de clima quente no deserto da Tunísia. Estes testes, executados em temperaturas de até 48°C, tinham como objetivo confirmar que a aeronave poderia funcionar adequadamente em altas temperaturas e com resfriamento adequado enquanto voava em circuitos sobre o deserto a 10.000 pés (3.048 m). Eles complementaram os testes de imersão a frio realizados na virada do ano no norte do Canadá para demonstrar a operação segura em temperaturas de até -38°C.
Testes de voo de alta altitude em uma faixa de 9.070 pés (2.764 m) de altura em Telluride, Colorado, também foram concluídos com sucesso, segundo o fabricante.
No final de julho, o primeiro 6X aterrissou após uma campanha de demonstração ao redor do mundo destinada a mostrar a plena maturidade e confiabilidade dos sistemas das aeronaves. A campanha incluiu 50 voos nos cinco continentes e cobriu 50.000 milhas náuticas.
The #Falcon6x toughest test of all: the real world. The tour included 50 flights over 5 continents & covered 50 000nm. Watch video: https://t.co/ZAlhALL46Z
— Dassault Falcon (@DassaultFalcon) October 18, 2022
Segundo Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, "a turnê foi um teste rigoroso no mundo real para garantir que a Dassault possa entregar um produto maduro com total prontidão operacional de todos os sistemas desde o primeiro dia".
Em agosto, o motor Pratt & Whitney 812D de 13.500 libras de empuxo da aeronave recebeu a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa), faltando apenas a aprovação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). Um simulador de voo completo entrou em operação e estará pronto para começar a treinar tripulações de clientes do 6X em abril.
O 19º Falcon 6X está atualmente na linha de montagem final e três aeronaves de clientes estão sendo concluídas nas instalações da Dassault em Little Rock, Arkansas. A expectativa é de que o modelo entre em operação comercial em meados de 2023.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 24/10/2022, às 14h21