AERO Magazine
Busca

Ações nos Açores

Companhia aérea de Portugal será privatizada em 2023

A Azores Airlines, companhia aérea de um grande arquipélago de Portugal, será privatizada em 2023


Companhia aérea faz voos para 19 destinos em quatro países - Divulgação
Companhia aérea faz voos para 19 destinos em quatro países - Divulgação

O governo do arquipélago dos Açores, em Portugal, vai lançar o edital para a privatização da Azores Airlines até o início de 2023.

A companhia é uma subsidiária do Grupo Sata e foi fundada em 1994, como resultado da aquisição de uma companhia de táxi aéreo. Em outubro de 2015, ela passou a adotar o nome atual, operando hoje com oito aeronaves da família A320, da Airbus, fazendo voos regulares para destinos em Portugal, Espanha, Canadá e Estados Unidos.

Segundo o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, a companhia aérea passará por reestruturação antes de ser transferida para o seu futuro dono. “A reestruturação societária do Grupo Sata ficará concluída no início de dezembro, criando uma holding que permitirá separar as várias empresas, isolando a Sata Air Açores e possibilitando a venda dos Azores Airlines”, afirmou o gestor.

Não é a primeira vez que o governo local, detentor de 51% das ações, tenta vender a empresa. Em novembro de 2018 e em junho de 2020, os certames foram anulados por diferentes motivos, sendo o mais recente influenciado pela escalada da pandemia de covid-19.

Na última temporada de verão no velho continente, mais de 540 mil passageiros embarcaram pela Azores Airlines, representando uma alta de cerca de 23% em comparação a 2019.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/11/2022, às 06h36


Mais Notícias