A Azores Airlines, companhia aérea de um grande arquipélago de Portugal, será privatizada em 2023
O governo do arquipélago dos Açores, em Portugal, vai lançar o edital para a privatização da Azores Airlines até o início de 2023.
A companhia é uma subsidiária do Grupo Sata e foi fundada em 1994, como resultado da aquisição de uma companhia de táxi aéreo. Em outubro de 2015, ela passou a adotar o nome atual, operando hoje com oito aeronaves da família A320, da Airbus, fazendo voos regulares para destinos em Portugal, Espanha, Canadá e Estados Unidos.
Segundo o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, a companhia aérea passará por reestruturação antes de ser transferida para o seu futuro dono. “A reestruturação societária do Grupo Sata ficará concluída no início de dezembro, criando uma holding que permitirá separar as várias empresas, isolando a Sata Air Açores e possibilitando a venda dos Azores Airlines”, afirmou o gestor.
Não é a primeira vez que o governo local, detentor de 51% das ações, tenta vender a empresa. Em novembro de 2018 e em junho de 2020, os certames foram anulados por diferentes motivos, sendo o mais recente influenciado pela escalada da pandemia de covid-19.
Na última temporada de verão no velho continente, mais de 540 mil passageiros embarcaram pela Azores Airlines, representando uma alta de cerca de 23% em comparação a 2019.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/11/2022, às 06h36