KC-390 da força aérea de Portugal passará por integração de sistemas da OTAN antes da entrega em 2023
O primeiro KC-390 da Força Aérea de Portugal (FAP), pousou em terras portuguesas na manhã deste domingo, às 10h, horário local. Na chegada a base aérea Nº 11, situada a sudeste de Lisboa, houve uma passagem baixa com escolta de dois caças F-16M.
O avião decolou da unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, no sábado e fez escalas em Recife e em Espargos, em Cabo Verde, antes de chegar em Portugal.
Já está em solo português a primeira aeronave KC-390 com as cores nacionais.
— Força Aérea (@fap_emfa) October 16, 2022
Mais em: https://t.co/skj9kODZcB#ForçaAérea@embraer@fab_oficial#KC390pic.twitter.com/Zq9pxhVprP
Em Portugal o KC-390 passará por uma fase de integração de sistemas da OTAN, além dos devidos certificados da Autoridade Aeronáutica Nacional. A entrega formal para a Força Aérea Portuguesa está prevista para o ano que vem.
Vale ressaltar que, apesar do avião já estar nas cores da FAP, ainda apresenta a matrícula civil PT-ZDX, pois ainda está em fase de testes.
Ao todo, a FAP terá cinco unidades do KC-390 Millennium e seus primeiros tripulantes já fizeram o curso e simulador na Embraer.
Portugal foi o primeiro cliente internacional do KC-390, o avião de transporte multifunção criado para a Força Aérea Brasileira. Na sequência, a Hungria adquiriu duas unidades, sendo a Holanda o cliente mais recente, que confirmou no mês passado a compra de cinco unidades da versão C-390 (sem a função de reabastecimento em voo, cujo é destacado pela letra "K").
Por André Magalhães
Publicado em 16/10/2022, às 08h20 - Atualizado às 08h22
+lidas