Clube do 1.000

Família TBM atinge a mística marca de mil aviões produzidos

Milésimo monoturbo-hélice da Daher marca o avanço do fabricante francês no mercado de aviação geral


Aeronave de número 1.000 é um TBM 940 e será entregue para um cliente da Daher nos Estados Unidos

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O milésimo avião turbo-hélice da família TBM saiu da linha de montagem final da Daher, em Tarbes, na França. A mística marca de mil aviões foi conquistada pelo TBM 940, atualmente o topo de linha da família.

A conquista ocorre em um momento que a Daher mantém uma sólida posição de mercado na categoria de turbo-hélices de entrada, com foco especialmente nos piloto-proprietários e operadores de táxi aéreo.

Lançado originalmente na década de 1980, o modelo enfrentou inicialmente algum ceticismo sobre a atratividade de mercado de um avião monoturbo-hélice pressurizado, inclusive havendo na ocasião dúvidas se a meta inicial de vendas de 600 seria atingida. A grande mudança para a família TBM ocorreu há dez anos quando a Daher adquiriu a totalidade programa. E uma década o total de aeronaves produzidas foi maior que a soma de todos os anos anteriores de história do projeto.

“O grupo Daher e seus funcionários se orgulham de atingir a marca de 1.000 da TBM”, afirmou Didier Kayat, CEO da Daher. “Fizemos um investimento significativo desde a integração do TBM ao portfólio de negócios da Daher que agora é um ativo importante para nossa atividade industrial geral”.

O monoturbo-hélice TBM foi lançado no início dos anos 1980, pela norte-americana Mooney Airplane Company, designado como Mooney 301. Ainda que o primeiro voo tenha ocorrido em abril de 1983, a empresa enfrentava sérias dificuldades e o mercado de aviação geral nos Estados Unidos estava passando por uma grave crise após mudanças na regulamentação que incluía os fabricantes como corresponsáveis por acidentes aéreos.

Um acordo com a francesa Socata foi formalizado em meados de 1987, através de uma joint-venture entre as duas companhias, formando a TBM International. Aliás, TBM é um sufixo de Terbes, cidade sede da então Socata e Mooney.

O primeiro modelo, o TBM 700 realizou o primeiro voo em 1988, após uma completa revisão do projeto em relação ao Mooney 301 original. Começando com a introdução do TBM 700 doi anos depois, a Socata estruturou uma estratégia de melhoria contínua do projeto, adicionando constantemente ao avião aprimoramento de produção, melhorias no interior, atualizações constantes de aviônicos, motor, entre outros.

“Olhando para os próximos 1.000 TBM, mantemos nosso firme compromisso de continuar entregando aeronaves que forneçam a combinação ideal de velocidade e eficiência operacional para proprietários e operadores, junto com os níveis mais altos de segurança e proteção para pilotos, famílias e passageiros”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da Divisão de Aeronaves da Daher.

Recentemente o TBM 940, recebeu o TBM e-copilot, um sistema automatizado de gerenciamento de cabine que permite uma redução da carga de trabalho do piloto – incluindo proteção de envelope de voo, autothrottle, bem como detecção automática de gelo. Além disso, desde o início do está disponível o HomeSfae, um sistema de aterrissagem automática de emergência, que conduz a aeronave de forma autônoma para um aeroporto ao um toque de um botão no painel, utilizado em caso do ficar incapacitado.

A entrega oficial do milésimo TBM será feita no final desta semana nas instalações da Daher em Pompano Beach, Flórida, com a aeronave histórica recebida pelo investidor James A. Hislop, que é piloto-proprietário, que ainda atua como piloto voluntário na Mercy Flights Southeast, na Angel Flights Northeast e na Patient Airlift Services. Entidades que reúnem pilotos com proposito de prestar auxílio emergencial para diversas causas nos Estados Unidos.

“Eu examinei quase todos os aviões no mercado que se encaixavam em meus critérios em termos de segurança, confiabilidade, estilo e desempenho”, explicou Hislop. “O TBM 940 liderou a lista nas áreas de velocidade, alcance e carga útil, ao mesmo tempo que incorporou todos os recursos de segurança”.

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Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 21 de Setembro de 2020 às 16:00


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