Convite surgiu depois que o caça russo Su-57 apareceu no trailer de Top Gun: Maverick, estrelado por Tom Cruise
A Rostec, empresa estatal que engloba a Sukhoi e outros fabricantes de aeronaves russas, convidou o ator Tom Cruise para que ele conheça “em primeira mão as capacidades do caça de 5º geração Su-57”, durante o Salão Aeronáutico de Moscou, o Maks 2023.
O convite surgiu depois que foi lançado o novo trailer do filme Top Gun: Maverick – que é estralado por Tom Cruise. Em um determinado momento do trailer um rápido frame mostra o que parece ser um Su-57 em combate aéreo com F-14 norte-americano. O curioso é que o F-14 Tomcat está fora de serviço há quase duas décadas.
Até o momento não houve um posicionamento do ator norte-americano referente ao convite para conhecer o mais moderno caça da força aérea russa.
Assim como os norte-americanos F-22 e F-35, o Su-57 é um caça de quinta geração e tem o fator furtivo (“invisível aos radares”) como característica. A Rússia planeja ter 76 unidades do avião até 2028, sendo que alguns já foram entregues.
O filme Top Gun: Maverick deverá estrear nos cinemas no dia 27 de maio. Na trama, Maverick é um experiente piloto que assume o cargo de instrutor de voo e irá ajudar jovens pilotos da Marinha dos Estados Unidos.
Something interesting from the latest @TopGunMovie trailer. Looks like there’s going to be a dogfight between an F-14 Tomcat and a Russian Su-57 Felon… pic.twitter.com/eutNRU0mLG
— David Cenciotti (@cencio4) March 29, 2022
O longa chega as telonas 36 anos depois do clássico Top Gun – Ases Indomáveis, de 1986. Na época, o jovem Maverick era aluno da famosa escola de pilotos Top Gun e voava o lendário F-14 Tomcat.
Na versão de 2022, o caça principal será o Boeing F/A-18 Super Hornet, que é o principal avião de combate da marinha norte-americana.
Além do Tom Cruise, outros atores do primeiro longa estarão atuando neste filme, como Val Kilmer, que interpretou o Iceman, arquirival de Maverick.
As cenas aéreas no trailer chamam a atenção, ainda mais que algumas foram feitas de fato em caças Super Hornet com a presença dos atores a bordo. Câmeras de alta resolução mostram as aeronaves de diferentes ângulos realizando várias manobras.
Por André Magalhães
Publicado em 31/03/2022, às 16h15
+lidas