AERO Magazine
Busca

Ases Indomáveis

Novo trailer de Top Gun 2 traz pistas sobre o novo filme

Maverick está de volta e deve reviver dias memoráveis na Marinha dos Estados Unidos


O indomável Maverick está de volta, agora pilotando os F/A-18 Super Hornet, mas ainda na patente de capitão

O eterno Maverick, o piloto sem limites de Top Gun, subiu ao palco da Comic-Con, que acontece em San Diego, na Califórnia, e apresentou o trailer da aguardada continuação do clássico filme da década de 1980.

Tom Cruise, que dá vida ao personagem Maverick, chegou ao palco do Hall H para mostrar as primeiras cenas da sequência de Top Gun e falar sobre o longa que chegará aos cinemas em 2020. O filme que lançou Cruise ao estrelato conta a história de um piloto aceito na Fighter Weapons School, localizada na época em Miramar, justamente em San Diego.

LEIA TAMBÉM

No trailer, que dá algumas pistas do enredo, Maverick continua levando um sermão desta vez de Ed Harris. “Você já deveria ser contra-almirante, mas ainda é capitão. Como explica?”, pergunta Harris. A resposta não podia ser mais próxima do incontrolável Maverick, que continua sendo um perigo para seus superiores. “São os mistérios da vida, senhor”, diz.

O trailer apresenta uma imagem aérea do F/A-18 Super Hornet sobrevoando o deserto de Nevada a baixa altura, enquanto Harris narra ao fundo os feitos do capitão. Algumas tomadas rápidas mostram Cruise vestindo um capacete típico dos pilotos de teste, o que somado as imagens no deserto podem dar pistas que ele se tornou um piloto de ensaios em voo. 

Cenas do filme continuam memoráveis e utlizam locações da US Navy em praticamente todos os momentos

DEZ FATOS INTERESSANTES DO NOVO TRAILER

Vale prestar atenção em algumas cenas do filme que além de remeterem ao original, dão pistas sobre a nova sequencia.

  1. O capacete usado por Maverick mantém o mesmo padrão de pintura que ele utilizava pilotando os F-14 Tomcat, contudo, o modelo original era um HGU-33/P e o atual um HGU-68/P, que é o usado pela US Navy atualmente. Note também a cena clichê de ações robóticas e rápidas, algo pouco comum na vida real embarcada.
  2. O personagem interpretado por Ed Harris remete ao comandante Tom “Stinger” Jordan, na ocasião feito por James Tolkan. Aliás, a luz indireta entrando pela janela era uma assinatura clássica do diretor Tony Scott.
  3. Quando Maverick está pegando suas coisas no armário, abarrotado de adesivos, na porta está uma foto desbotada do amigo Goose. A jaqueta usada é praticamente idêntica a de 1986, entretanto, o principal badge é outro. Nele agora está escrito “Indian Ocean Cruise 85-86” e quatro bandeiras ornam o patch, incluindo uma das Nações Unidas. O original fazia referência a Guerra no Pacífico, com uma bandeira japonesa e a inscrição “Far East Cruise 63-4”. Vale recordar Maverick faz parte de uma estirpe de aviadores condecorados.
  4. A cena no bar, que aparece um rapaz de bigode, óculos aviador e camisa havaiana é remete ao filme original, onde Goose toca piano e Maverick assume os vocais, cantando Great Balls of Fire. Na sequência quem assume o piano é o filho de Goose, que agora é um cadete na Fighter Weapons School.
  5. A rivalidade entre Ice e Maverick deve estar de volta, mas desta vez entre Phoenix, interpretada por Monica Barbaro e Miles Teller, este último o filho de Goose.
  6. Uma cena rápida mostra o funeral de alguém próximo a Maverick, que ao que parece vai enfrentar mais um momento de luto.
  7. A clássica cena de Maverick entrando na base pilotando sua Kawasaki GPZ900R está de volta, com a mesma luz, e momento que o caça decola. A diferença é que agora vemos um F/A-18 e não mais um F-14, que está aposentado na Marinha dos Estados Unidos.
  8. Na fuselagem do F/A-18 pilotado por Maverick é possível ver as marcas referente aos três MiG que ele abateu em 1986, em um combate no Oceano Índico.
  9. Por fim, a cena com quatro F/A-18 Super Hornet mostra os aviões armados com um par de GBU-24 LGB e misseis AIM-9X AAM. Qual será o alvo?
  10. A trilha sonora clássica está presente, ainda que a nova tenha sido escrita por Hans Zimmer em parceria com Harold Faltermeyer, este último autor das músicas originais de 1986. A participação de Zimmer deverá também dar pistas da dramaticidade do novo filme. O compositor é autor de obras memoráveis como Gladiador, Pearl Harbor, Falcão Negro em Perigo, Interstellar, entre outros.

9 ANOS DE GESTAÇÃO

Cruise no papel de Maverick decolando a bordo de um F/A-18 Super Hornet que substituiu os F-14 Tomcat no inicio dos anos 2000

A segunda parte de Top Gun foi anunciada originalmente em 2010, pelo diretor Tony Scott, que deveria voltar a dirigir o filme, Todavia, sua morte prematura adiou os planos para a sequência. Esta primeira versão, que tinha como roteirista Christopher MCQuarrie, aproveitava a popularização das aeronaves não-tripuladas para mostrar o surgimento de novos aviadores, que pilotam aviões por computador a milhares de quilômetros da aeronave. O trailer oficial poderá confirmar essa linha do roteiro, já que na cena final é dito que a espécie de aviadores como Maverick está perto da extinção.

TOP GUN SCHOOL

Oficialmente nunca houve a escola Top Gun, que hoje chama-se Navy Strike Fighter Tactics Instructor, mas os pilotos lá formados eram usualmente conhecidos pela alcunha que deu nome ao filme. A escola que se consagrou na cultura pop através do filme na verdade não fica mais na Califórnia, desde 1996 a instrução foi transferida para Nevada, no Naval Air Station Fallon.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 19/07/2019, às 07h00 - Atualizado às 08h10


Mais Notícias