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Treinamento avançado

FAB recebeu os simuladores do Gripen

Simuladores do Gripen serão usados no treinamento de pilotos e mecânicos da FAB


Simulador do Gripen está entre os mais avançados do mundo - Saab
Simulador do Gripen está entre os mais avançados do mundo - Saab

A base aérea de Anápolis, em Goiás, recebeu ontem o carregamento com material e equipamentos de suporte à operação dos caças Gripen da Força Aérea Brasileira. Entre os envios estão dois simuladores do Gripen E com domo e cockpit integrados, considerado um dos sistemas mais avançados do mundo.

Os simuladores, ou tecnicamente Treinadores de Missão, serão utilizados tanto para o treinamento de pilotos em fase inicial, quanto para treinamento operacional, com a simulação de diversos cenários táticos avançados.

Os dois simuladores ainda podem funcionar de forma conjunta, permitindo assim o treinamento de táticas de combate em formação, ou seja, quando dois ou mais aviões voam com mesma proa e velocidade, um ao lado do outro.

De acordo com a Saab, os equipamentos de suporte à operação, utilizados pelos pilotos e pessoal de manutenção, inclui os sistemas de planejamento e avaliação de missão, softwares para o tratamento de dados digitais, sistema de geração de mapas digitais e ainda planejamento de enlace de dados e comunicação.

“Está é uma parte importante da implementação do contrato. Os sistemas de suporte e treinamento são essenciais para capacitar as equipes e apoiar o programa e nossa responsabilidade é entregar sistemas completos e funcionais, além de realizar o treinamento sobre o uso e a manutenção dos aparelhos”, comentou Daniel Rydja, diretor do Programa de Suporte e Treinamento da Saab.

O equipamento também agrega um sistema de suporte de manutenção em solo,

voltados para o treinamento dos técnicos, que ainda tem software de treinamento virtual, que projeta a imagem 3D do Gripen em vários ângulos e possibilita a ampliação e visualização de detalhes de cada componente do caça. Os técnicos podem, por exemplo, simular a instalação de um componente ou a abertura de uma janela de manutenção, exatamente como é no avião real, vendo previamente o que vai encontrar no caça. Além disso, os manuais técnicos são totalmente interativos e integrados no mesmo sistema, o que permite a busca de informações de maneira mais rápida e eficiente.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 07/07/2022, às 14h20


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