AERO Magazine
Busca

Operação de combate

FAB finaliza grande exercício no sul do Brasil

Aeronaves de caça, transporte, entre outras conduziram voos simulados em exercício aéreo no Rio Grande do Sul


FAB
FAB

A Força Aérea Brasiliera (FAB) encerrou na última sexta-feira (25), o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022, que ocorreu no Rio Grande do Sul e reuniu diversas aeronaves e tropas.

Concentrado principalmente na base aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, e na base de Santa Maria, no interior do estado, o Tínia acumulou aproximadamente 1.500 horas de voo realizadas pelas 50 aeronaves participantes das mais variadas aviações, incluindos caça, inteligência, vigilância e reconhecimento (IVR), helicópteros e transporte.

Ao todo quase 800 militares da FAB, Marinha e Exército participaram da manobra que foi uma das maiores já realizadas pelas três forças em conjunto.

Airbus C-295 C-105 Amazonas
Aviação de transporte esteve presente com o C-105 e o KC-390, por exemplo

Caças F-5M, A-1M e A-29 Super Tucano realizaram diversos voos simulando uma situação de combate, como ataque ar solo, escolta, apoio aéreo aproximado, entre outras.

Já os E-99 cumpriram as operações de vigilância aérea junto as equipes de controle em solo, enquanto os aviões de transporte e reabastecimento, como o KC-390 Millennium, KC-130 Hercules e C-105 Amazonas, bem como helicópteros H-60 Black Hawk e drones RQ-900, atuaram em diversas operações.

“O Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022 é o complemento de uma série de operações que começamos no início do ano, incluindo os exercícios do COMAE, a KRATOS e a COMAEX, Exercícios de Comando e Controle, e a Operação TÁPIO em Campo Grande (MS), um exercício de guerra não regular", afirmou Sergio Roberto de Almeida, comandante do Comando de Preparo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 29/11/2022, às 09h45


Mais Notícias