Apesar da alta na demanda por carga aérea, a IATA mostrou preocupação com a China
A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou, na última terça-feira (5), os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de janeiro, reportando uma alta de 18,4% na demanda total, em relação ao mesmo mês em 2023.
A capacidade aumentou 14,6%, na mesma comparação, por conta do aumento de 25,8% da capacidade de transporte de carga em aeronaves de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado, justificado pela entidade pelo fortalecimento dos mercados de passageiros.
Willie Walsh, diretor geral da IATA, disse que, ”em particular, o setor de comércio eletrônico em expansão continua ajudando a demanda por carga aérea a manter a tendência acima do crescimento, tanto do comércio quanto da produção, desde o último trimestre de 2023. O contrapeso desta boa notícia é a incerteza sobre a desaceleração econômica da China”.
Na América Latina, as transportadoras apresentaram aumento de 13,4% nos volumes de carga em comparação com janeiro de 2023, um aumento de 6,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Já a capacidade aumentou 6,6% em janeiro em comparação com o mesmo mês de 2023.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/03/2024, às 09h28
+lidas