Diferentes aeronaves da FAB para missões de busca e salvamento estiveram reunidas em Santa Catarina
A Força Aérea Brasileira (FAB) finalizou o Exercício Operacional de Busca e Salvamento, que aconteceu entre os dias 17 de abril a 7 de maio, na base aérea de Florianópolis, em Santa Catarina.
O treinamento teve por objetivo aprimorar as técnicas dos militares nas operações de resgate. O exercício reuniu várias aeronaves da FAB como: P-3 AM Orion, P-95 Bandeirante Patrulha, C-130 Hércules, SC-105 Amazonas, H-60 Black Hawk, além de outras.
Os respectivos esquadrões que operam tais aeornaves também estiveram envolvidos no treino em conjunto da força.
“Durante os 20 dias de treinamentos sobre a terra e o mar, foram realizadas mais de 150 missões o que possibilitou treinar e capacitar nossas tripulações e aperfeiçoar os planejamentos dos nossos coordenadores de Busca e Salvamento”, disse Bruno Vieira Passos, Chefe da Divisão de Busca e Salvamento Decea.
Ao todo, o exercício operacional da força aérea acumulou mais de 380 horas de voo nos 20 dias de duração e 350 militares envolvidos.
Em situação de emergência, seja em aéreas de mata ou água, a FAB conta com equipes treinadas e de pronto alerta para as missões reais de busca e salvamento.
Por André Magalhães
Publicado em 12/05/2022, às 08h30
+lidas