AERO Magazine
Busca

Avanço no programa

FAB terá um dos mais avançados sistema de comunicação e dados

Com a chegada dos novos caças F-39 a força aérea avança no processo de desenvolvimento de tecnologia de data link


AEL Sistemas também está envolvida em outros porjetos da FAB, como o Saab Gripen F-39 | Foto: Elbit Syistems / Bianca Viol

Um dos principais sistemas que será usado no F-39 Gripen, que pode ser considerado o sistema nervoso do futuro da aviação militar brasileira, está em fase final de integração e testes. A Força Aérea Brasileira (FAB) e a AEL Sistemas, concluíram com êxito testes de voo do Rádio Definido por Software Aerotransportado E-LynX.

Os testes foram utilizados dois caças F-5EM, que também terão capacidade de comunicação por enlace de dados. A tecnologia permite as aeronaves da força aérea trocarem informações de combate de forma instantânea e segura.

“As funcionalidades que foram demonstradas durante os voos recentes incluem o fornecimento de consciência situacional multidomínio, permitindo ligações de dados baseadas em Rede Ad Hoc Móvel (MANET) (ar-ar e ar-terra), facilitando a transmissão de aplicações aéreas por longos alcances incluindo áudio e dados simultâneos”, disse em nota a Elbit.

Estes testes estão ligados ao Programa Link-Br2, cujo propósito é fornecer recursos datalink nacional seguros que irão compartilhar informações de radares, mensagens, imagens e outros recursos com demais aeronaves e equipes de solo.

A AEL Sistemas está progredindo nos experimentos do projeto Link BR2, no momento, caças F-5EM estão sendo utilizado, mas a próxima fase de integração será nos novos Gripen F-39E/F.

O sistema de rádio definido E-LynX é utilizado por forças armadas em toda a Europa, como, por exemplo, Suécia, Suíça, Espanha e outros países da Otan.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 25/01/2022, às 16h00


Mais Notícias