AERO Magazine
Busca

Voo estratégico

Bombardeiros russos realizam voo de longo alcance sobre o Ártico

Voo das aeronaves acontece em meio as crescentes tensões com Ucrânia e a Otan


Assim como o bomardeiro norte-americano B-1B Lancer, o Tu-160 Blackjack também tem asas com geometria variável | Foto: Divulgação

 Dois bombardeiros estratégicos Tu-160 Blackjack da Rússia realizaram um voo de longa duração sobre o ártico, no dia 21 de janeiro, informou a agência estatal russa Tass.

O voo das aeronaves militares durou aproximadamente 13 horas e foi necessário um reabastecimento em voo nos clássicos bombardeiros.

"Dois bombardeiros estratégicos Tu-160 realizaram um voo programado no espaço aéreo sobre as águas neutras do Oceano Ártico, Barents e Mar Branco que durou cerca de 13 horas”, disse o comunicado do ministério da defesa.

Voos com deste perfil podem ser vistos como uma clara demonstração de poder por parte da Rússia, justamente em meio as tensões com a Ucrânia e a Otan (Organização do Tratato do Atlântico Norte). Uma invasão russa iminente a vizinha Ucrânia é temida pelo mundo todo.

Todavia, o Kremlin nega qualquer ação de invasão, contudo, a presença de aproximadamente 100 mil soldados e diversos veículos militares russos na fronteira está sendo motivo de muita preocupação.

Saiba Mais:

Neste mês decolou o bombardeiro TU-160 modernizado fez seu voo inaugural que durou aproximadamente 30 minutos.

Apesar da estrutura externa ser a mesma, o Blackjack ganhou novas tecnologias como, sistemas de navegação, aviônicos, além de novos motores e capacidades para mais armamentos.

O TU-160 Blackjack é a maior aeronave militar supersônica com asa de geometria variável do mundo. O bombardeiro está entre as principais aeronaves deste seguimento em todo o globo, juntamente com os norte-americanos B-2A, B-52H e B-1B Lancer, e o chinês H-6.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 24/01/2022, às 13h25


Mais Notícias