AERO Magazine
Busca

Rumo ao Espaço

FAB assina contrato com empresa canadense para lançamentos espaciais

Lançamentos espaciais da FAB serão feitos no Centro Espacial de Alcântara


Alcântara (MA) oferece condições ideais para certos lançamentos espaciais - FAB
Alcântara (MA) oferece condições ideais para certos lançamentos espaciais - FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou contrato com a empresa canadense C6 Launch Systems Incorporated, que se tornou mais uma das selecionadas para realizar lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão. 

O referido contrato faz parte do Edital de Chamamento Público nº 02/2020 da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 22 de maio de 2020, que já conta com outras empresas internacionais selecionas.

Uma cerimônia foi realizada em Brasília e contou com oficiais generais da FAB, como o comandante de operações aeroespaciais, Heraldo Luiz Rodrigues, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, representantes da C6 Sistemas de Lançamento e Serviços do Brasil e, por vídeoconferência, o CEO da C6, Richard Mccammon.

Hoje, com a celebração desse contrato, foi dado um passo gigantesco para a exploração no Centro de Lançamento de Alcântara. Paralelamente a isso, a Agência Espacial Brasileira trabalhou junto com o Comando da Aeronáutica para assinarmos alguns acordos que possibilitam a exploração comercial de Alcântara”, disse Heraldo Luiz.

As outras empresas que já haviam sido selecionadas para tais operações são a Hyperion, a Orion AST e a Virgin Orbit. Está última utiliza um Boeing 747 para lançar seus foguetes.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 28/08/2022, às 11h12


Mais Notícias