Lançamentos espaciais da FAB serão feitos no Centro Espacial de Alcântara
A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou contrato com a empresa canadense C6 Launch Systems Incorporated, que se tornou mais uma das selecionadas para realizar lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.
O referido contrato faz parte do Edital de Chamamento Público nº 02/2020 da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 22 de maio de 2020, que já conta com outras empresas internacionais selecionas.
Uma cerimônia foi realizada em Brasília e contou com oficiais generais da FAB, como o comandante de operações aeroespaciais, Heraldo Luiz Rodrigues, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, representantes da C6 Sistemas de Lançamento e Serviços do Brasil e, por vídeoconferência, o CEO da C6, Richard Mccammon.
“Hoje, com a celebração desse contrato, foi dado um passo gigantesco para a exploração no Centro de Lançamento de Alcântara. Paralelamente a isso, a Agência Espacial Brasileira trabalhou junto com o Comando da Aeronáutica para assinarmos alguns acordos que possibilitam a exploração comercial de Alcântara”, disse Heraldo Luiz.
As outras empresas que já haviam sido selecionadas para tais operações são a Hyperion, a Orion AST e a Virgin Orbit. Está última utiliza um Boeing 747 para lançar seus foguetes.
Por André Magalhães
Publicado em 28/08/2022, às 11h12
+lidas