AERO Magazine
Busca

Voo não tripulado

NASA volta à Lua em 29 de agosto

Lançamento do foguete SLS da NASA ocorrerá no dia 29 de agosto, e marca corrida de volta à Lua


Foguete SLS é o primeiro construído pela NASA após a aposentadoria dos Space Shuttle, em 2011 - NASA
Foguete SLS é o primeiro construído pela NASA após a aposentadoria dos Space Shuttle, em 2011 - NASA

A Nasa fará hoje (16) o roll-out do foguete SLS da missão lunar Artemis 1. O enorme foguete, o mais poderoso já criado, será transportado para a famosa plataforma de lançamento 39B, no Kennedy Space Center, Flórida.

Este passo é um dos preparativos finais para o lançamento da missão inicial, agendada para o dia 29 de agosto, que marcará o início da nova corrida para a Lua. Embora agora não exista uma competição contra nenhuma outra nação, a corrida da Nasa será contra o cronograma, que deverá ocorrer sem falhas até o final da década.

A Artemis 1 não será tripulada, mas terá a cápsula da nave Orion (produzida pela Boeing), que fará uma viagem ao redor da Lua, e retornará a Terra. O objetivo é cumprir os processos de validação da nave e verificar os sistemas de navegação. A rota traçada é baseada nos dados obtidos pela Apollo 8, que fez basicamente a mesma avaliação, embora na ocasião fosse tripulada. Ao todo são três fases da missão Artemis.

A segunda fase se chama, Artemis 2, que levará tripulação em uma missão espacial, mas buscando verificar as condições ambientais na nave Orion. Não será feito o pouso lunar, mas marca um importante passo no projeto.

Por fim, a Artemis 3 será justamente a missão que vai pousar na Lua. Entretanto, antes disso, a espaçonave Orion vai aclopar na Gateway (uma estação lunar que deverá ser lançada em 2023). Depois disso, os astronautas irão passar para o módulo de pouso e ir até a Lua. 

Sobre as datas das missões Artemis 2 e 3 ainda é incerto, mas planejado pela Nasa que o pouso tripulado aconteça até 2025. Na sequência será avaliado se novas missões serão lançadas, ou não.

Saiba Mais...

O SLS é o primeiro foguete construído pela Nasa depois do Space Shuttle (Ônibus Espacial), aposentado em 2011. Contudo, além do foguete, existe a espaçonave Orion, da Boeing, que levará os astronautas na missão até a Lua.

Vale ressaltar que o SLS utilizará os mesmos motores do Space Shuttle, o RS-25, que era alimentado por combustíveis líquidos criogênicos (LH2 e LOX). Os testes com o poderoso motor já foram feitos e comprovaram as qualidades do projeto.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 16/08/2022, às 20h20


Mais Notícias