AERO Magazine
Busca

Cargueiro brasileiro

FAB amplia capacidade de transporte em meio a pandemia

Entrega do terceiro KC-390 deverá expandir uso do modelo em missões de apoio ao combate ao novo coronavírus


Embraer entregou a FAB o terceiro KC-390, sendo este o primeiro exemplar de série

A Embraer entregou à força aérea o terceiro avião de transporte multimissão KC-390 de série. O modelo destinado a FAB incluiu a capacidade de reabastecer outras aeronaves em voo, recebendo assim como os dois primeiros exemplares a designação KC-390. O avião será operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT).

A FAB deverá receber ainda outras 22 unidades do modelo, que além de substituir no médio prazo a frota de C-130 em serviço, permitirá ampliar a capacidade logística e número de missões da força aérea.

LEIA TAMBÉM

“O recebimento da terceira aeronave KC-390 é motivo de grande satisfação para o Comando da Aeronáutica, pois será somado às missões para as quais as outras duas unidades já estão sendo empregadas”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Os dois primeiros KC-390 estão sendo utilizados em missões reais no Brasil, em apoio a estrutura logística de combate a pandemia de covid-19. Sua capacidade de carga e alcance permitiu o transporte de estruturas de hospitais de campanha, suprimentos hospitalares e até mesmo transporte de ambulância.

Até meados de junho, o material de saúde transportado incluiu uma ambulância, uma unidade celular de saúde, uma usina de oxigênio, mais de 130 mil pares de luvas cirúrgicas, 17 mil máscaras N95, 4.080 pares de óculos, 14.600 unidades de álcool em gel e 8.800 aventais, assim como material logístico e hospitalar.

“Estamos orgulhosos ao acompanhar o C-390 Millennium em serviço e ver a satisfação de nosso cliente ao receber uma aeronave fruto da provada combinação entre requisitos muito bem definidos pela FAB e as soluções desenvolvidas pela Embraer para atendê-los”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O C-390 tem sido empregado com sucesso em missões humanitárias da FAB, de combate à COVID-19, demonstrando na prática o seu ganho operacional e a sua importância para o país”.

Equipado com dois motores International Aero Engines V2500, aviônicos de última geração, uma rampa traseira e um avançado sistema de movimentação de carga, o C-390 pode transportar até 26 toneladas, com alcance de 2.690 quilômetros, com velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em ambientes austeros, incluindo pistas não pavimentadas ou danificadas. A aeronave pode transportar tropas (80 soldados ou 66 paraquedistas), paletes, veículos blindados e helicópteros.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 29/06/2020, às 13h00 - Atualizado às 14h02


Mais Notícias