O MAFFS II é capaz de lançar de cerca de 12 mil litros de água em sete segundos
A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) firmaram um novo contrato para a venda de uma nova unidade do Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, na sigla em inglês).
Este é o segundo equipamento disponível para a FAB que pode ser instalado rapidamente em qualquer aeronave multimissão KC-390 da sua frota. Com o MAFFS II, o KC-390 oferece uma capacidade de lançamento de cerca de 12 mil litros de água em sete segundos, a cada voo.
Desde sua entrada em serviço na Força Aérea Brasileira, em 2019, na Força Aérea Portuguesa, em 2023, e na Força Aérea da Hungria, em 2024, o KC-390 conta com a disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
“O Sistema MAFFS II demonstrou alta capacidade de resposta em situações emergenciais ocorridas nas diversas regiões do Brasil. O KC-390 equipado com o sistema já lançou este ano mais de um milhão de litros de água no total. Nossa decisão em ampliar a capacidade se dá pela grande eficiência do MAFFS II, demonstrada em mais de 100 voos, e à demanda que temos por ferramentas dessa natureza”, aponta o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica.
Além de Brasil, Portugal e Hungria, o C-390 foi adquirido por Holanda, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul. Recentemente, a Suécia também confirmou a seleção do C-390 Millennium, e a Eslováquia informou que o C-390 foi indicado como a melhor opção para renovação da sua frota de aeronaves de transporte.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 18/12/2024, às 18h55
+lidas