AERO Magazine
Busca

Tecnologia nacional

Embraer fecha dois contratos importantes do radar Saber M200

Embraer amplia parceria com o Exército Brasileiro e desenvolverá novas tecnologias para o radar


O radar SABER M200 Multimissão faz parte do Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro e da Embraer e conta com o apoio do Governo Brasileiro - Embraer
O radar SABER M200 Multimissão faz parte do Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro e da Embraer e conta com o apoio do Governo Brasileiro - Embraer

A Embraer e o Exército Brasileiro anunciaram hoje (4), durante a Mostra BID, um contrato no valor de R$ 102 milhões, para a entrega de uma unidade do radar Saber M200 Vigilante já na configuração de série.

O processo prevê ainda a continuidade da avaliação técnica e operacional do equipamento e seu futuro emprego nas unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro.

O radar emprega tecnologia de ponta desenvolvida no país, para processar sinais, identificando e monitorando a localização e as rotas de aeronaves, além de classificar os objetos aéreos. Isso proporciona uma maior independência para as forças terrestres em relação aos seus sistemas de defesa contra ataques aéreos. 

O Exército Brasileiro (EB) será o pioneiro na utilização do radar com o propósito de implementar a defesa antiaérea em altitudes baixas e médias. A experiência adquirida com essa adoção no EB deverá servir como um modelo para identificar chances de aproveitamento para as outras Forças Armadas do Brasil e para mercados internacionais.

Além do contrato com o EB, a Embraer anunciou também um segundo contrato envolvendo o radar Saber M200 com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor de R$ 147 milhões, para a conclusão das novas tecnologias que serão utilizadas no radar SABER M200 Multimissão.

“A assinatura deste contrato reforça o nosso compromisso no desenvolvimento de equipamentos e soluções com alto conteúdo tecnológico nacional”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 04/12/2024, às 14h45


Mais Notícias