AERO Magazine
Busca

Gerações diferentes unidas

F-22 Raptor treina com caças MiG-29 na Europa

Operação aérea da OTAN reuniu caças MiG-29, F-16 Typhoon e F-22 em treinamento avançado próximo da fronteira da Ucrânia


Movimentação de aeronaves da OTAN é intensa nas regiões do flanco leste - OTAN
Movimentação de aeronaves da OTAN é intensa nas regiões do flanco leste - OTAN

Os caças F-22 Raptor dos Estados Unidos realizaram um treinamento conjunto com os F-16 e MiG-29 da Polônia, assim como os Eurofighter Typhoon da Itália. A manobra que uniu o caça mais poderoso do arsenal da força aérea norte-americana, com seus pares de quarta geração, ocorreu ontem (12).

O exercício da OTAN foi mais um sinal de união dos países aliados que neste ano ampliou suas manobras em recardo ao conflito da Rússia e Ucrânia. Há vários anos a organização tem demonstrado pronto emprego de seus meios aéreos.

“A proteção aérea traz um número sem precedentes de aeronaves aliadas em patrulha no flanco leste da OTAN. Jatos de combate estão prontos para dissuadir e se defender contra qualquer ameaça. Essas atividades são conduzidas em conformidade com as leis e normas internacionais", disse  Ömer Nafiz Gülmezoglu, general e vice-chefe de planos do Estado-Maior do Comando Aéreo Aliado.

MiG-29 Polonia
Polônia empregou seus veteranos MiG-29 em exercício combinado com os F-22 Raptor, dos Estados Unidos, e os Eurofighter Typhoon da Itália (abaixo)
Typhoon Italia

Os Estados Unidos deslocaram seus F-22 Raptor para a Polônia em julho, quando passaram a dividir com os F-16 a base aérea de Lask, além de realizar patrulhas aéreas conjuntas.

Os caças italianos estão destacados na cidade polonesa de Malbork, o que representa mais uma frente defensiva da OTAN frente a Rússia. Embora não exista formalmente qualquer declaração de ameaça real aos países da aliança, os recentes discursos do presidente russo, Vladmir Putin, tem aumentado as tensões no leste europeu.

A OTAN não tem nenhum de seus países membros lutando na guerra, mas diversos deles fornecem armas pra Kiev. Atualmente, a ostenviva de Moscou está localizada majoritariamente na região do Donbas, no leste.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 13/10/2022, às 12h15


Mais Notícias