AERO Magazine
Busca

Proteção aliada

Caças suecos e noruegueses escoltam bombardeiros B-52H

Bombardeiros B-52H foram escoltados por caças F-35A noruegueses e JAS 39C Gripen suecos


Bombardeiros fazem diversas missões internacionais anualmente - Força Aérea da Noruega
Bombardeiros fazem diversas missões internacionais anualmente - Força Aérea da Noruega

Durante uma missão de treinamento multinacional de rotina, os caças noruegueses F-35A Lightning II e os suecos JAS 39C Gripen escoltaram quatro bombardeiros B-52H dos Estados Unidos.

O voo ocorreu a oeste de Andøya, na Noruega, na manhã de hoje (18), após o bombardeiros partirem da base aérea de Minot, na Dakota do Norte, voando com destino a base britânica de Fairford.

Imagens mostram o voo dos caças ao lado dos clássicos bombardeiros que voltam à Europa para cumprir a nova rodada das operações da Força-Tarefa de Bombardeiros, que visa o cumprimento de voos e exercício com diversos aliados. Além disso, a operação não deixa de ser um claro recado da Otan para seus rivais em Moscou e Pequim.

“Testemunhar os caças JAS Gripen de nossa nação voando ao lado de várias das aeronaves militares mais poderosas da América mostra visualmente a força e a solidariedade da Otan”, disse Carl-Johan Edström, major-general e comandante da Força Aérea Sueca.

Um dos laços da aliança militar da Otan é a integração e operações conjunta. A participação da Suécia se torna especial, pois juntamente com a Finlândia, o país historicamente neutro está em meio ao processo de adessão a organização.

É estimado que, com a entrada das duas nações nórdicas, a aliança terá uma frota de 250 aviões de combate modernos, incluindo os F-35 usado por diversos países europeus, como Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Itália e Holanda, mas que ainda serão adicionados a força aérea finlandesa e alemã.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 18/08/2022, às 15h15


Mais Notícias