AERO Magazine
Busca

Novidade no arsenal

Noruega recebe primeiro Boeing P-8 Poseidon para missões marítimas

Países como Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Índia também escolheram esta aeronave


Sensores e armas empregadas pelo Poseidon o classifica como um dos melhores aviões do seguimento - Real Força Aérea da Noruega
Sensores e armas empregadas pelo Poseidon o classifica como um dos melhores aviões do seguimento - Real Força Aérea da Noruega

A Noruega recebeu seu primeiro avião de patrulha marítima Boeing P-8 Poseidon. A aeronave conhecida como Viking (em homenagem aos nórdicos passados do país) pousou em solo norueguês no dia 24 de fevereiro.

O Poseidon percorreu uma distância de 7.000km entre a cidade norte-americana de Seatlle (onde foi construído) e a Estação Aérea de Evenes, Noruega.

Ao todo o país europeu vai operar cinco unidades do Poseidon que irão substituir a antiga frota de aeronaves de patrulha marítima P-3 Orions e DA-20 Jet Falcons.

"Este é um grande objetivo para o qual trabalhamos há muito tempo. Há dois anos, trabalhamos no projeto Aeroporto de Evenes", disse Eirik Guldvog, chefe de 133 ala aérea da Força Aérea Real Norueguesa.

A Noruega tem adquirido bastante aeronaves dos Estados Unidos, um exemplo é a compra de caças de quinta geração F-35A que estão em constantes ações. Inclusive, dois foram enviados ao leste europeu devido ao conflito entre a Rússia e Ucrânia.

O Boeing P-8 Poseidon é uma versão modificada do Boeing 737-800 destinado às missões de patrulha marítima. A aeronave norte-americana dispõe de modernos sensores, câmeras, armas marítimas e capacidade para ser reabastecido em voo.

Além da Noruega, os Estados Unidos, a Austrália, o Reino Unido e a Índia operam essa estratégica aeronave da guerra aérea moderna.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 25/02/2022, às 14h30


Mais Notícias