Estados Unidos, Alemanha e Noruega estão entre as nações que enviarão caças de última geração
Países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disseram que irão enviar mais caças para países aliados da aliança militar no báltico.
A decisão acontece após a invasão russa à Ucrânia nesta quinta-feira (24). Entre os caças envolvidos estão os furtivos F-35A noruegueses e norte-americanos.
Os Estados Unidos já havia anunciado o envio de caças F-35A para regiões ao flanco oriental da Otan. O país liderado por Joe Biden enviou seis caças F-35A da Alemanha para a Lituânia, além de helicópteros para a Polônia.
A Alemanha informou que irá enviar caças para países bálticos como, por exemplo: Lituânia, Estônia e Romênia (nações da Otan próximas à Ucrânia).
Outro paíse que está enviando caças de quinta geração é a Noruega, ao menos dois caças F-35A foram enviados à Bulgária, além dos F-16 Fightining Falcon.
🇺🇸The United States are strengthening the security of the Baltic States. Additional US military forces are being deployed in Lithuania today, with armed F35 aircraft landing in 🇱🇹Šiauliai. They will reinforce NATO #BalticAirPolicing, which is currently carried on by 🇵🇱🇩🇰🇧🇪forces. pic.twitter.com/E2UqpntWew
— Lithuanian MOD (@Lithuanian_MoD) February 24, 2022
Washington já havia enviado para as regiões cerca de 1.000 soldados e aeronaves F-15 Strike Eagle para a Polônia.
A Otan (EUA incluso) já está respondendo aos ataques informando que severas sanções serão impostas à Rússia. No entanto, foi informado que forças aliadas (Otan) não irão entrar na Ucrânia.
Pelo artigo 5º da organização fica claro que: "Qualquer ataque a um país da Otan será um ataque a todos". Contudo, o artigo não cobre a Ucrânia, pois o país não faz parte do bloco militar ocidental.
Todavia, os meios de defesa da aliança militar do ocidente estão em prontidão em áreas de países membros da organização.
Por André Magalhães
Publicado em 24/02/2022, às 15h15
+lidas