AERO Magazine
Busca

Tensão durante todo o ano

Caças da Otan interceptaram diversas aeronaves militares russas em 2021

Movimento oposto também foi registrado pelas forças russas contra movimentos da Otan


Interceptações ocasionaram encontro de diferentes modelos de aeronaves | Foto: NATO

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), divulgou que neste ano de 2021 houveram mais de 350 engajamentos para interceptar aeronaves que estavam voando perto do espaço aéreo de alguns países da organização.

De acordo com a Otan cerca de 80 % dos casos foram para verificar e interceptar aeronaves militares russas, sendo que maioria das interceptações aconteceram sobre a região Báltico.

"Os caças da Otan estão em serviço 24 horas por dia, prontos para decolar em caso de voos não verificados perto do espaço aéreo de nossos Aliados"disse Oana Lungescu, porta-voz da Otan.

 Ainda foi destacado os policiamentos aéreos feitos na Estônia, Letônia, Lituânia, Montenegro, Macedônia, Romênia, Bulgária e Islândia. A Otan, por meio das nações que compõe a organização, realiza diversas missões como estas para países que têm uma certa carência em sua força aérea.

.Ao todo mais de 60 caças estão em constante alerta para serem engajados para possíveis ameaças de aeronave que possam causar algum tipo de risco, ou então, para auxiliar aeronaves civis que estejam em uma situação inusitada, como peda de comunicação, por exemplo. 

Entretanto, interceptações do lado russo contra aeronaves da Otan também aconteceram, no início deste mês, caças Su-27 Flanker acompanharam caças Mirage 2000 da França e aeronaves de reconhecimento CL-600 Artemis e RC-135 dos Estados Unidos, que estavam voando sobre o Mar Negro e próximo ao território da Rússia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 28/12/2021, às 15h55 - Atualizado às 17h58


Mais Notícias